Novo método para captura de metano.

O metano - que já contribui com mais ou menos um quarto do aquecimento global do clima -, preocupa cada vez mais os responsáveis econômicos e políticos, em razão do aumento das emissões deste gás, ligado especialmente a um aumento na exploração do gás de xisto e ao derretimento do permafrost no Ártico.

Os pesquisadores americanos mostraram que alguns zeólitos nanoporosos (minerais pertencentes à família dos silicatos), e especialmente um zeólito - batizado SBN -, eram capazes, graças à sua estrutura atômica muitíssimo particular, de aprisionar eficazmente o metano.

Estrutura do zeólito SNB.

Créditos: Nature Communications.

O metano é um gás de efeito estufa cerca de 25 vezes mais potente que o CO2 em igual volume. Conforme os cientistas, é suficiente que apenas 1% do metano aprisionado nos solos gelados de nosso planeta seja liberado, para produzir um aquecimento equivalente àquele provocado pelo conjunto de emissões de CO2 na atmosfera desde a revolução industrial.

As emissões humanas de metano provêm de numerosas fontes, entre as quais a produção de hidrocarbonetos e de gás natural, a pecuária, a fermentação de resíduos e da biomassa, o tratamento das águas servidas e algumas produções agrícolas como a cultura do arroz.

RT Flash (Tradução - MIA).

Nota do Scientific Editor - O trabalho "New materials for methane capture from dilute and medium-concentration sources", que deu origem a esta notícia, é de autoria de Jihan Kim, Amitesh Maiti, Li-Chiang Lin , Joshuah K. Stolaroff, Berend Smit e Roger D. Aines, tendo sido publicado on-line na revista Nature Communications, number 4, (2013), DOI:10.1038/ncomms2697.

Assuntos Conexos:

Metano de origem agrícola na mira de entidades internacionais.