Grafeno : rumo a sensores fotográficos 1000 vezes mais sensíveis à luz.

O grafeno é um componente formidável, e os pesquisadores não param de multiplicar suas aplicações, descobrindo propriedades sensacionais à cada dia.

Assim, seu uso na criação de novos sensores fotográficos poderia permitir aos fotógrafos capturar imagens nítidas, limpas, precisas e quase sem ruído, mesmo no escuro.

Um novo sensor acaba de ser desenvolvido por pesquisadores da universidade técnica de Nanyang, em Singapura, anunciado como 1000 vezes mais sensível à luz que a maioria dos sensores que equipam as câmeras fotográficas atuais.

O sensor é sensível tanto à luz visível, quanto ao infravermelho, o que igualmente o destina aos dispositivos de monitoramento e às câmeras de satélites.

Sua composição está baseada no grafeno, um composto de carbono muitíssimo resistente, cuja estrutura, na forma de colmeia de abelha, lhe oferece uma grande flexibilidade. O grafeno propicia uma melhor condutividade que o silício e resiste igualmente a temperaturas maiores que o diamante é capaz de resistir.

Wang Qijie, professor-assistente na NTU School of Electrical and Electronic Engineering, relata que se trata do primeiro sensor de largo espectro, altamente fotossensível, feito unicamente a partir de grafeno.

Grafeno pode revolucionar a indústria fotográfica.

Créditos: Generation -NT.

"Demonstramos que doravante é possível criar sensores de grafeno acessíveis, sensíveis e flexíveis", "Esperamos que nossa inovação venha a ter um impacto significativo não somente na indústria fotográfica para o grande público, mas igualmente na indústria de satélites de comunicação e de imagiamento, assim como, nas aplicações na região do infravermelho."

Wang Qijie disse que seu sensor utiliza sua estrutura para capturar a luz. A nanoestrutura reteria, então, a luz por mais tempo que os sensores convencionais. O resultado se apresentaria sob a forma de um sinal elétrico mais forte que é transformado em imagem, do mesmo modo que funciona atualmente um sensor fotonumérico.

Segundo o pesquisador, o processo de pesquisa é, também, calcado nos procedimentos de fabricação de fotossensores padrão. Um ponto importante que permitiria aos industriais não terem que mudar quase nada nas suas cadeias de produção e serem capazes de propor fotossensores de grafeno quase que imediatamente, simplesmente mudando o material hoje usado pelo grafeno.

Além de ser mais eficiente com pouca luz, a condutividade excepcional do grafeno permitiria também diminuir, de modo significativo, o consumo de energia, oferecendo ainda uma maior autonomia aos aparelhos.

Generation-NT (Tradução - MIA).