Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Vacinação : nanobastões de ouro contra o vírus sincicial respiratório.

Nanobastões de ouro revestidos com proteínas que vão desencadear uma resposta imunológica - um novo tipo de vacina-, é proposto por pesquisadores da Vanderbilt University (USA). O sistema consegue imitar um vírus para as células imunitárias especializadas do organismo. Esta técnica, apresentada em edição recente da revista Nanotechnology, encontra sua primeira aplicação contra a infecção pelo vírus sincitial respiratório (VSR) , responsável por várias centenas de milhares de mortes no mundo, a cada ano.

A técnica - totalmente diferente da abordagem atual, que utiliza vírus mortos ou inativos -, acaba de ser testada em laboratório, utilizando uma proteína específica, presente na superfície do vírus sincicial respiratório (VSR), principal causa das infecções virais das vias respiratórias e responsável por cerca de 65 milhões de infecções por ano, principalmente em crianças e idosos.



Nanobastões de ouro abrem novas perspectivas para vacinas contra o VSR.

Créditos: Santelog.


Os efeitos nefastos do vírus estão ligados, em parte, a uma proteína específica, chamada F, que recobre a superfície do vírus. É esta proteína que vai permitir que os vírus penetrem nas células e, depois, os aglomerar, o que torna mais difícil a eliminação. A defesa imunológica contra o VSR é, pois, dirigida à proteína F, mas, até o presente, os pesquisadores não conseguiram desenvolver uma vacina que "leve" a proteína F até as células imunológicas especializadas.

Pequenos nanobastões de ouro, de 21 nanômetros de largura e 57 nanômetros de comprimento, têm quase a mesma forma e o mesmo tamanho do vírus. Eles são recobertos de proteína F, que fica aderida graças às propriedades físicas e químicas únicas dos próprios nanotubos. Aqui, os pesquisadores mostram que os nanotubos de ouro conseguem entregar a proteína F a células imunológicas específicas, as células dendríticas, extraídas de amostras de sangue.

Assim, quando os nanobastões revestidos com proteína F são colocados em presença de uma amostra de células dendríticas, os pesquisadores constatam a proliferação de células T, como é o caso quando da resposta imunológica. Os nanobastões revestidos são não somente capazes de imitar o vírus mas, também, de estimular uma resposta imunológica. Além disso, eles não parecem ser tóxicos para as células humanas.

O professor James Crowe, autor principal do trabalho, lembra a enorme necessidade de uma vacina contra o VRS, principal causa de pneumonia viral em crianças, e estima que a técnica não se limita apenas ao VSR: "Essa plataforma poderá ser utilizada para desenvolver vacinas experimentais contra, praticamente, não importa qual vírus, e mesmo contra micróbios maiores, tais como as bactérias e fungos.".

Santelog (Tradução - MIA).


Nota do Scientific Editor - O trabalho "Gold nanorod vaccine for respiratory syncytial virus", que deu origem a esta notícia, é de autoria de John W Stone, Natalie J Thornburg, David L Blum, Sam J Kuhn, David W Wright e James E Crowe Jr, tendo sido publicado na revista Nanotechnology, vol. 24, número 29, 295102 (2013), DOI:10.1088/0957-4484/24/29/295102.


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco