Ciência & Cultura : número temático sobre as nanotecnologias.

As nanotecnologias têm sido consideradas por muitos como a nova revolução industrial. Apesar de ser "decantada em verso e em prosa no meio acadêmico", trata-se ainda de uma "desconhecida" para o grande público. Muito há que se fazer para aumentar a visibilidade das nanotecnologias, tanto no que diz respeito aos seus potenciais benefícios quanto aos seus eventuais riscos para o homem e o meio ambiente.

Ciência & Cultura, revista editada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), do mês de julho de 2013, avança e contribui para a divulgação desta instigante ciência e tecnologia, através do Número Temático "Nanotecnologias".

Foi convidado pela Editoria de Ciência & Cultura, para coordenar o Núcleo Temático "Nanotecnologias", o Prof. Oswaldo Luiz Alves, Coordenador Científico do Laboratório de Química do Estado Sólido da Unicamp e Editor Científico do Boletim Eletrônico LQES NEWS.

Capa da Revista Ciência & Cultura que abordou as Nanotecnologias.

Créditos: C&C (SBPC).

O Núcleo Temático é composto de cinco artigos que abordam temas ligados ao Programa SisNano, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que, aliás, terá seu lançamento dentro da Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia (IBN), no próximo dia 19 de agosto, em São Paulo. Além disso, são apresentados artigos que tratam da questão dos cosméticos, das novas abordagens para o entendimento da interação de nanoestruturas com biossistemas, das versatilidades das microscopias de sondas e, finalmente, artigo que introduz os conceitos de nanotecnologia verde (green nanotechnology).

"De nosso ponto de vista, vemos as nanotecnologias como uma grande plataforma de conhecimento científico-tecnológico, intrinsecamente inovadora e multidisciplinar, que aportará o desenvolvimento de novos produtos e soluções tecnológicas relevantes, mas que, no entanto, em muitos casos, terá que se mostrar mais eficiente, mais segura e apresentar uma relação custo/benefício favorável, quando comparadas com as tecnologias convencionais, estabelecidas e testadas anos a fio", afirma o coordenador do Núcleo Temático, quando da apresentação dos artigos.

Este número de Ciência & Cultura (volume 65, número 3) pode ser obtido, clicando-se aqui.

LQES NEWS - Ano XII - n. 273, 18 de agosto de 2013 (OLA).