Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Nanoteranóstica inteligente para câncer.

O câncer é uma das principais causas de morte no mundo, mas ainda é considerado uma doença difícil de tratar. Alguns problemas correntes associados com as quimioterapias convencionais para o seu tratamento incluem a insolubilidade de fármacos em meio aquoso; entrega de doses subterapêuticas para células alvo, falta de biodisponibilidade e, mais importante, a toxicidade desconhecida para os tecidos saudáveis. Contribuições recentes no campo de pesquisa da nanotecnologia possibilitaram soluções para algumas dessas questões tão complicadas. No entanto, alguns desafios permanecem em relação à entrega de fármacos em locais específicos, ao acompanhamento do sistema de entrega em tempo real e ao controle sobre o sistema de liberação, depois que o fármaco é transportado para o local de destino.

As pesquisas com nanopartículas, em nanomedicina, estão explorando essas questões e já vêm apresentando possíveis soluções para o diagnóstico e tratamento do câncer. No entanto, uma doença heterogênea como o câncer requer abordagens inteligentes, nas quais as plataformas diagnósticas e terapêuticas são integradas em uma abordagem teranóstica.

Teranóstico - combinação das palavras terapia e diagnóstico - descreve uma plataforma de tratamento que combina um teste de diagnóstico com uma terapia específica, baseada nos resultados do teste, ou seja, um passo para a medicina personalizada. Fazendo uso de materiais nanotecnológicos e suas aplicações, a nanomedicina teranóstica pode ser entendida como um sistema integrado de nanoterapia, que pode diagnosticar, entregar a terapia específica ao alvo e monitorar a resposta à terapia.

A nanomedicina teranóstica tem potencial para o monitoramento, em tempo real e simultâneo, do direcionamento e transporte de drogas e das respostas terapêuticas.

O grupo de Biodispositivos e Materiais Inteligentes do Centro de Biossensores e Bioeletrônica da Universidade de Linkoping, na Suécia, obteve pela primeira vez nanoestruturas micelares e o monitoramento do processo de ordem-desordem (desintegração) usando MRI (Ressonância Magnética) para um teranóstico inteligente contra câncer.



Mecanismo de liberação do fármaco através do resultado funcional da resposta ao pH, ilustrado no diagrama esquemático.

Créditos: Grupo de Biodispositivos e Materiais Inteligentes, Universidade de Linköping.


Neste trabalho, uma nova plataforma nanomicelar, sensível a distúrbios no microambiente de um tumor, acionada por pH, foi fabricada para a nanomedicina teranóstica inteligente.

O monitoramento, em tempo real, da distribuição de fármacos, irá ajudar os médicos a avaliarem o tipo e a dose de medicamento ideal para cada paciente e, assim, evitar uma sobredosagem, que poderia resultar em efeitos colaterais prejudiciais, ou de dose sub-ótima que poderia levar à progressão do tumor.

Além disso, o monitoramento dos tecidos saudáveis, através da diferenciação com o contraste em imagens de ressonância magnética, irá ajudar a equilibrar a estimativa da dose letal (para o tecido normal) e doses farmacologicamente ativas (para o tumor). Como resultado, isso irá ajudar a minimizar os efeitos colaterais e melhorar a eficiência do tratamento.

No presente trabalho, a terapia concomitante com doxorrubicina e estratégias de imageamento usando nanopartículas superparamagnéticas de óxido de ferro com essa arquitetura inteligente irá fornecer todos os detalhes necessários e, portanto, possibilitará a estratificação dos pacientes em respostas categorizadas (alta/média/baixa), e tem o potencial para melhorar a evolução clínica da terapia.

Mostrou-se, pela primeira vez, a dependência da concentração de T2 (relaxação spin-spin) no contraste da ressonância magnética para uma monocamada de células cancerosas agrupadas. O pH sintonizado na transição de ordem-desordem da estrutura núcleo-invólucro induz a alterações relativas na ressonância magnética, que serão sensíveis ao microambiente tumoral e seus estágios.



Uma nova nanoestrutura para a nanomedicina do câncer visível em ressonância magnética explora o mecanismo de acionamento por pH. O pH sintonizado na transição ordem-desordem induz a alterações relativas no contraste da ressonância magnética. O resultado elucida o potencial deste material como teranóstico inteligente para câncer, devido ao diagnóstico em tempo real não-invasivo, à especificidade da terapia e ao monitoramento, tanto do percurso como da resposta à ação.

Créditos: Grupo de Biodispositivos e Materiais Inteligentes, Universidade de Linköping.


Esses resultados ilustram o potencial dessas nanoestruturas micelares biocompatíveis com o teranóstico inteligente como um sistema de entrega de drogas por resposta ao pH, não-tóxico, de alvo específico (tumor), sensível ao microambiente do tumor e com possibilidade de detecção da fase inicial do tumor, acompanhamento e terapia para células sobre-expressas com receptores de folato. Os resultados elucidam o potencial da nanomedicina de teranóstico inteligente para câncer, no diagnóstico em tempo real, não-invasivo, de terapia específica e no monitoramento tanto de percurso como da resposta à ação antes, durante e após tratamento.

Nota do Scientific Editor - O trabalho "MRI-Visual Order-Disorder Micellar Nanostructures for Smart Cancer Theranostics", que deu origem a esta notícia, é de autoria de Hirak K Patra, Nisar Ul Khali, Thobias Romu, Emilia Wiechec, Magnus Borga, Anthony PF Turner e Ashutosh Tiwari, tendo sido publicado, on-line, na revista Advanced Healthcare Materials e pode ser acessado no link http://dx.doi.org/10.1002/adhm.201300225.

Nanowerk (Tradução - AGS).


Assuntos Conexos:

Desenvolvimento, caracterização e mecanismos de Ação de nanopartículas para uso em terapias Químicas (quimioterapia).

Câncer: um dos alvos das nanotecnologias.

Nanopartículas de ouro contra o câncer de próstata.


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco