Petrobras desenvolve três novos catalisadores.

A Petrobras pesquisa, na Unidade Protótipo de Catalisadores (Procat), localizada no Distrito Industrial de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, três novos tipos de catalisadores. O primeiro é voltado para abatimento de emissões de CO2 em processos industriais. O segundo é usado para transformar petróleos pesados, de menor valor de mercado, em derivados leves, de maior valor. O terceiro tipo são catalisadores para a área de polímeros (composto químico).

A Procat é destinada à pesquisa de novas tecnologias de preparo de catalisadores (substâncias que aceleram uma reação química) e seus componentes. A Unidade é fruto de uma parceria da Petrobras, por meio do Centro de Pesquisas (Cenpes), com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Petrobras: Novos catalisadores

Créditos: nadp.UFC

Inaugurada em 2012, funciona junto à Fábrica Carioca de Catalisadores (FCC S.A), conta com 1.660m2 de área construída, infraestrutura ecoeficiente e equipamentos que permitem a realização de testes em escala protótipo. Na FCC S.A também são fabricados catalisadores de hidroprocessamento, fundamentais para combustíveis automotivos mais adequados ao meio ambiente.

O Brasil, através da Fábrica Carioca de Catalisadores (FCC S.A), é o único país da América Latina que produz catalisadores de FCC (Fluid Catalytic Cracking ou craqueamento catalítico fluido), o maior insumo das refinarias da Petrobras. A Petrobras detém atualmente 50% de participação acionária na FCC S.A.

Petrobras.

Nota do Managing Editor - A ilustração não consta da matéria original e foi obtido em https://www.google.com.br.