Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Está no ar o site da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014.

Começa a mobilização para a 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014). O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), colocou no ar o portal do evento, que, neste ano, vai acontecer entre os dias 13 e 19 de outubro, com a abordagem do tema "Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social".

A edição de 2014 traz como novidade a mudança no formato de registro das atividades pelos próprios organizadores, que será dividido em duas etapas: uma para os grandes eventos - o que pode ser feito até o dia 22 de agosto - e outra para ações individuais, que devem ser informadas em fase posterior, provavelmente a partir de setembro.

A intenção com a alteração, explica o diretor de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia da Secis, Douglas Falcão, é possibilitar uma dimensão mais exata da abrangência da SNCT em todo o país, diante da constatação, em edições anteriores, de que grandes eventos - com inúmeras ações - vinham sendo contabilizados como uma única atividade.



Logo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014.

Créditos: MCTI


"A ideia é ter uma representação mais próxima da realidade", ressalta o coordenador da semana. Ele estima que, apesar da grande quantidade de ações registradas, esse número possa chegar a quase o dobro do que é informado. Outro número que pode ser bem superior, avalia o diretor, é o de instituições parceiras, diante da constatação de situações em que apenas os organizadores principais chegam a ser cadastrados, ficando de fora desses registros as escolas participantes, por exemplo.

As orientações, o cronograma de cadastramento e a versão eletrônica do material de divulgação e das artes da edição 2014 já estão disponíveis no próprio site da SNCT, na aba "Galeria". Na área para cadastro de eventos, é possível obter a ficha que deve ser preenchida e enviada para o endereço semanact@mcti.gov.br até o dia 22 de agosto. Os eventos aprovados pela comissão nacional serão automaticamente cadastrados para que as instituições participantes possam inserir suas respectivas atividades e compor a programação.

Além de notícias e informações sobre a semana, o site traz outras curiosidades. Na aba "Ciência no Brasil" é possível conhecer um pouco sobre os cientistas brasileiros e iniciativas como o Projeto VerCiência, que tem por objetivo promover e incentivar a disseminação da cultura científica pela televisão, pela internet e por outros meios e tecnologias audiovisuais. Ou, ainda, o projeto A Ciência que Eu Faço - uma série de entrevistas com especialistas conhecidos no cenário científico, em formato de filmes de curta duração, em que os participantes falam de suas trajetórias profissionais.


Temática social

A logomarca da 11ª edição traz a imagem iconográfica de um átomo (menor partícula de um elemento) associado à figura humana e a símbolos que representam diversas áreas do conhecimento, de forma a refletir a perspectiva em torno do tema da SNCT 2014. A intenção é que a temática seja uma oportunidade para vincular a produção científica aos desafios sociais da atualidade.

A proposta é estimular as instituições a abordarem a ciência e a tecnologia na dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano. "Um tema que promete mobilizar a participação de diversas áreas sociais e ampliar ainda mais a semana nacional neste ano", prevê Douglas Falcão.

Dando continuidade à trajetória de crescimento desde a primeira edição, a 10ª SNCT, no ano passado, teve a realização de cerca de 34 mil atividades em 740 cidades brasileiras, coordenadas por mais de mil instituições.

MCTI.


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco