Quantum dots de grafeno.

A equipe de pesquisa desenvolveu com sucesso tecnologia para a produção de pontos quânticos de grafeno de alta qualidade com estreita distribuição de tamanho e altamente eficientes na emissão de luz.

O Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia (KAIST) da Coréia anunciou recentemente, que a equipe de pesquisa liderada por Jun Suk-woo, professor do Departamento de Ciência de Materiais e Engenharia do KAIST, conseguiu produzir quantum dots de grafeno através de uma mistura de água e sal com grafite seguido da síntese de um composto entre as camadas de grafite. O trabalho teve ainda a colaboração dos professores Jo Young-hoon e Ryu Seung-Hyup.

Quantum dots são partículas esféricas de semicondutores com tamanho nanométrico eficientes na emissão rápida de fótons. Estes nanomateriais estão recebendo muita atenção dada a sua possibilidade, em função de suas propriedades, de virem a se tornar importantes na próxima geração de tecnologia de informação quântica e nas comunicações.

O diâmetro dos pontos quânticos de grafeno, com estreita distribuição de tamanho, obtida pela equipe coreana foi de 5 nanômetros. Ao contrário dos pontos quânticos existentes (inorgânicos), os pontos quânticos de grafeno são eco-friendly, uma vez que na sua produção não são empregados materiais tóxicos como chumbo e cádmio. Além disso, é possível a produção em massa destes quantum dots a um custo reduzido, porque eles são fabricados usando materiais que podem ser obtidos facilmente, tais como grafite, água e sal.

Processo de produção de grafeno quantum dots.

Créditos: Advanced Optical Materials

No passado, foi difícil a comercialização dos quantum dots de grafeno, pelo fato de que não era possível a produção em grande escala destes nanomateriais com uma estreita distribuição de tamanho.

A equipe desenvolveu e confirmou a possibilidade de comercialização de LEDs de quantum dots de grafeno com brilho de mais de 1000 cd/m2 , o que os fazem mais brilhantes do que os LCDs usados nos telefones celulares.

Segundo o professor Jun: "Os novos quantum dots não são tão eficientes quanto os LEDs existentes na emissão de luz. No entanto, as características de emissão podem ser melhoradas ainda mais." Ainda acrescentou:" Espero que seja possível fazer telas finas como papel como também exibir informações em materiais macios tais como cortinas, fazendo uso destes nanomateriais. "

Business Korea (Tradução MIA/OLA).

Nota do Scientific Editor - O artigo que deu origem a esta notícia de título: "Highly Efficient Light-Emitting Diode of Graphene Quantum Dots Fabricated from Graphite Intercalation Compounds", de autoria de Sung Ho Song, Min-Ho Jang, Jin Chung, Sung Hawn Jin, Bo Hyun Kim, Seung-Hyun Hur, Seunghyup Yoo,Yong-Hoon Cho and Seokwoo Jeon, foi publicado online no periódico Advanced Optical Materials (2014), DOI: 10.1002/adom.201400184.

Assuntos Conexos:

Carbon Dots a partir de açúcar.