Polietileno : síntese limpa...

Estudo realizado pelo Instituto de Química de Compostos Organometálicos do Conselho Nacional de Pesquisas da Itália (ICCOM-CNR), permitiu desenvolver um método de síntese para grandes quantidades de polietileno (PE) altamente cristalino, com alta densidade na temperatura ambiente, com somente a utilização de pressão e fotoativação, sem recorrer à utilização de outros produtos químicos (solventes, catalisadores e iniciadores de radicais). Esta técnica além de oferecer vantagens muito boas em termos econômicos (custos de desenvolvimento da síntese, regeneração dos catalisadores e solventes) também leva à redução do impacto ambiental.

Reator para produção de polietileno.

Créditos: ICCOM-CNR

O polietileno é um dos polímeros mais produzidos no mundo e suas aplicações vão desde as matérias plásticas para embalagem até os materiais high-tech usados em implantes médicos.

"Apesar da composição elementar simples é um dos polímeros mais produzidos no mundo. Existem numerosas variedades de PE, cujas propriedades mudam em função da estrutura molecular das cadeias que as compõem", explica Matteo Ceppatelli, pesquisador do ICCOM-CNR. "As cadeias lineares e não ramificadas, como aquelas que são obtidas através da síntese proposta neste estudo, dão lugar a um a arranjo compacto, com formação de uma estrutura cristalina ordenada e de alta densidade. Em termos de propriedades mecânicas, o tamanho das cadeias e a cristalinidade das amostras determinam a resistência da estrutura. Por esta razão, o polietileno de alta densidade (HDPE, High Density Poly-Ethylene) é um dos polímeros mais escolhidos para a realização de peças que necessitam de um tempo de vida longo tais como as próteses médicas".

O estudo foi realizado principalmente no Lens (European Laboratory for Non-Linear Spectroscopy) em colaboração com a Universidade de Florença e apoios do Stryker Orthopaedics, Laserlab-Europe e do Ministério da Educação, Universidade Pesquisa da Itália.

BE Italie (Tradução MIA/OLA).

Nota do Scientific Editor - O artigo que deu origem a esta notícia de título: "Light-Induced Catalyst and Solvent-Free High Pressure Synthesis of High Density Polyethylene at Ambient Temperature", de autoria de Matteo Ceppatelli and Roberto Bini foi publicado no periódico Macromolecular Rapid Communications, Volume 35, número 8, pags. 787-793, 2014, DOI: 10.1002/marc.201300919.