Um tratamento promissor para a secura ocular.

Pesquisadores da Universidade de Waterloo (Canadá) desenvolveram uma solução tópica contendo nanopartículas que veiculam o princípio ativo e lutam contra a secura ocular com uma única aplicação diária. Este colírio libera progressivamente a quantidade necessária de nanopartículas na superfície do globo ocular num período de cinco dias antes de ser metabolizado.

Uma dose diária substitui 15 doses ou mais o que permite tratar a dor e a irritação ligadas a esta síndrome. As nanopartículas se distribuem na superfície do olho e veiculam unicamente 5% do princípio ativo normalmente requerido. "É impossível fazer a diferença entre estas partículas e aquelas de água", declarou Thanh Nghiem (Sandy) Liu, da Faculdade de Engenharia da Universidade de Watelloo, que dirigiu a equipe de pesquisadores do Departamento de Engenharia e do Centro de Pesquisa em Lentes de Contato. "Não há irritação do olho"

Secura ocular: nanotecnologia traz grandes promessas.

Créditos: Universidade de Waterloo

A síndrome da secura ocular é freqüente nas pessoas com mais de 50 anos e podem, eventualmente, conduzir a lesões oculares graves. Mais de 6% das pessoas nos Estados Unidos apresentam esta síndrome. Atualmente, os pacientes devem aplicar seguidamente o medicamento três vezes ao dia em função da grande capacidade do olho eliminar corpos estranhos continuadamente, um processo que elimina 95% do fármaco. Esta estratégia permite igualmente diminuir a toxicidade ligada à utilização frequente de colírio.

A próxima etapa consiste em testar estas nanopartículas em fase clínica esperando por uma comercialização daqui a 5 anos.

Universidade de Waterloo (Tradução - OLA).