SNCT 2015 - Semana estimula despertar de consciência sobre pesquisa, aponta ministro.

A secretária executiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Emília Ribeiro, abriu nesta terça-feira (20) a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília, ao ler mensagem do ministro Celso Pansera. O secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCTI, Eron Bezerra, anunciou que a edição 2016 da SNCT terá "alimento" como tema.

A secretária executiva Emília Ribeiro leu o texto do titular do MCTI.

Crédito: Ascom/MCTI

"Esta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é de especial importância para o MCTI porque coincide com a comemoração dos 30 anos de criação do Ministério", disse Emília, em nome de Pansera, em viagem oficial à Finlândia e à Suécia. "Trata-se, portanto, de reviver uma história de três décadas que marcam o despertar de uma consciência acerca da importância da ciência e da inovação tecnológica para o desenvolvimento econômico do País e para a oferta de melhores condições de vida à sua população."

O ministro escreveu, ainda, que a SNCT constitui "evento de fundamental importância, não só para a divulgação da produção científica do País, mas também para despertar o interesse pela pesquisa e pela inovação tecnológica, bem como conscientizar a população para a importância da ciência e da tecnologia para o nosso cotidiano e para o futuro da sociedade".

Nas palavras da secretária executiva, o MCTI tem "uma imensa satisfação de apresentar à coletividade" a 12ª edição da SNCT, a partir de uma intensa rede de parcerias com ministérios, universidades, institutos de pesquisa, fundações de apoio, secretarias estaduais e municipais, museus e setor privado. Emília destacou que, até o momento, houve cadastro de mais de 2 mil instituições de 640 cidades, com 850 eventos e 26 mil atividades em todo o Brasil.

Temática

Eron identificou na escolha do tema para 2016 uma oportunidade de refletir de maneira coletiva sobre o assunto. "Assim como a vida só existe mediante três condições – água, calor e espaço –, ela só se mantém se existir alimento", comentou. "Ciência e tecnologia fizeram com que hoje se sobre comida no mundo. Se há fome, não é mais por falta dela, mas pela excessiva concentração de renda na mão de alguns poucos e de miséria na mão de outros tantos."

Para o vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu Moreira, a SNCT se transformou no maior evento de divulgação científica do País e "certamente um dos maiores do mundo". Ele lembrou que a pesquisa Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil, realizada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), apurou que o evento atinge 8% dos brasileiros com mais de 16 anos – parcela que diz já ter participado de alguma atividade da Semana. "São alguns milhões de brasileiros, mas muito menos do que gostaríamos", afirmou Ildeu. "Nosso desafio está em fazer com que a SNCT esteja presente nos mais de 5,5 mil municípios brasileiros."

Representante do Governo do Distrito Federal (GDF), responsável pela execução da SNCT em Brasília, a primeira-dama Márcia Rollemberg reforçou o temática da atual edição. "É muito importante trabalhar com a moeda do conhecimento e da cooperação e, principalmente, para gente, dentro das três dimensões colocadas no tema deste ano: Luz, ciência e vida".

Na opinião do presidente do Instituto TIM, Manoel Horácio, a SNCT "vem sendo coordenada de forma brilhante" pelo MCTI. "É um evento de extrema relevância, pois tem como objetivo aproximar a ciência e a tecnologia da população. E o Instituto TIM não poderia deixar de participar, já que atua para criar e potencializar recursos e estratégias para a popularização da ciência."

Também compuseram a mesa de abertura o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Hernan Chaimovich; o reitor da Universidade de Brasília (UnB), Ivan Camargo; e o diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Industrial do Ministério da Defesa, general Cláudio Duarte de Moraes.

Ascom MCTI.

Nota do Manager Editor - Esta notícia foi primeiramente publicada no site do MCTI em 20 de outubro de 2015.