Pesquisa do Cetene usa nanopartículas de prata para tratamento de cáries.

Imagina um tratamento de cáries sem o uso do temido motor dos dentistas? É o que promete um estudo desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisas Estratégicas do Nordeste (Cetene/MCTI) em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O tratamento inovador usa nanopartículas de prata contra as bactérias que provocam as cáries.

Segundo o pesquisador André Galembeck, cinco mil crianças foram avaliadas, e metade recebeu o tratamento. Os resultados alcançados foram animadores.

"Com uma única aplicação na região lesionada, conseguimos paralisar dois terços das cáries das crianças. É um resultado fantástico, pois abre perspectivas excelentes, inclusive, para a prevenção e para a remineralização do dente", explicou.

Ação bactericida das nanopartículas de prata é usada no tratamento de cáries. Pesquisa do Cetene aplicou o tratamento em 2,5 mil crianças, e os resultados foram animadores.

Créditos: Divulgação/Prefeitura da Curitiba

Para André Galembeck, que é diretor do Cetene, o uso de nanopartículas de prata, que tem ação bactericida, representa uma mudança de paradigma no tratamento dentário. "Em muitos tipos de cárie estudados, conseguimos paralisar sem precisar remover o tecido cariado e, com isso, mudar a maneira de tratar o problema. Não temos dúvidas de que isso pode ser muito útil para o arsenal de instrumentos à disposição dos dentistas."

O estudo do Cetene em parceria com a UFPE demonstra como a nanotecnologia pode ser usada em benefício da população. Nanotecnologia é o estudo da matéria numa escala atômica e molecular, ou seja, numa escala minúscula, que equivale a um bilionésimo de metro. A ação antibactericida das nanopartículas de prata já era estudada, mas a sua aplicação no tratamento de cárie é inovadora.

"Hoje, se uma pessoa do grande público que não tem conhecimento científico me perguntar para que serve a nanotecnologia, posso dizer que é para tratar cárie sem a necessidade de usar broca."

Fonte Cetene.

Assunto Conexo:

Equipe da FORP promove inovação na odontologia com estudo de nanomateriais.