Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Poluição: R-Pur, primeira máscara de nanofiltração para o grande público.

Os picos de poluição estão aumentando nas cidades o que tem levado cada vez mais motociclistas e usuários de veículos de duas rodas a usar máscaras antipoluição para evitar a inalação, inclusive de partículas finas de diesel, como também poeira e outros poluentes. Esta necessidade foi muito bem entendida pela start-up francesa R-Pur, co-fundada em 2016 por Matthieu Lecuyer e Flavien Hello, ambos entusiastas de motos.

O primeiro é analista de dados, enquanto o segundo é engenheiro de computação. A dupla decidiu embarcar na criação de uma máscara ergonômica e de design, mas acima de tudo, eficaz na eliminação de partículas muito finas. Dois anos de pesquisa e desenvolvimento foram realizados com o apoio do Instituto Nacional de Artesanato (Inma) francês e uma empresa industrial especializada em filtração com experiência de mais de 40 anos.


A máscara para o grande público mais filtrante do mundo

A parceria de pesquisa resultou no desenvolvimento de um sistema de alto desempenho. Enquanto o padrão europeu mais exigente para máscaras respiratórias (neste caso EN149-FF3) requer uma filtração de 0,4 microns, a do R-Pur Nano é 10 vezes mais eficiente, ou seja 0,04 micron (40 nm).



Máscara R-Pur : uma nova solução atender para os motociclistas.

Créditos: Les Echos.fr


"Somos os primeiros no mundo a oferecer aos indivíduos uma máscara capaz de filtrar nanopartículas", afirma o diretor da empresa. A R-Pur registrou em novembro de 2017 uma patente sobre o sistema de nanofiltração embutido a bordo de sua máscara. É um filtro mecânico e eletrostático. Somam-se a isso uma camada para filtração com carbono ativado e duas outras camadas, uma das quais tem um efeito repelente à água e contra a poeira e, outra, que permite respirar e com memória de forma. Esses quatro filtros são montados conjuntamente de uma maneira específica.



Matthieu Lecuyer e Flavien Hello, co-fundadores da máscara de filtragem R-Pur.

Créditos: Les Echos.fr


500.000 euros em pesquisa e desenvolvimento para criar a R-Pure

"A patente foi apresentada a uma empresa cujo nome permanece confidencial", disse Matthieu Lecuyer. Com o sócio, financiou, empréstimos, subvenções, etc., o equivalente a 500 mil euros para pesquisa, prototipagem, desenhos, croquis ... Sobre este investimento, o equivalente a 30 mil ou 40 mil euros foram gastos para depositar uma patente para proteger-se das cópias e, não menos importante, para valorizar a empresa.

"Trabalhamos com uma empresa de propriedade intelectual que nos ajudou a depositar nossa patente na Europa, bem como em diferentes partes do mundo, incluindo a América do Norte e a Ásia", diz Matthieu Lecuyer, que planeja a comercialização de seu produto em lojas especializadas. Até agora, a máscara feita na França foi exibida em sites de crowdfunding, neste caso o Kickstarter e Indiegogo. Isso gerou 191.000 euros de arrecadação.

A empresa, está sediada em Paris e já faz testes com a polícia motorizada, a alfândega e o GIGN (polícia militar francesa). Isso abre oportunidades para ele no mercado de B para B (entre profissionais). A R-Pur acaba de desenvolver protótipos de máscaras para profissionais que serão objeto de duas novas aplicações de patentes em ergonomia e novos sistemas de filtração.

Les Echos. Posted: Julho 27, 2018. Tradução (OLA).


Assuntos Conexos:
Nanotubos de carbono encontrados nos pulmões de crianças parisienses.



<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco