Algoritmo consegue fazer descobertas científicas nunca antes feitas por humanos.

Segundo estudo publicado na Nature no último dia 3 de julho, pesquisadores do Laboratório Nacional de Lawrence Berkeley, na Califórnia, ultilizaram um algoritmo chamado Word2Vec para fazer a análise de documentos científicos. Com a verificação, o algoritmo revelou previsões de possíveis materiais termoelétricos que fazem a conversão de calor em energia, sendo usados para resfriamento ou aquecimento.

A descoberta foi feita sem que o algoritmo soubesse a definição de termoelétrica e sem receber treinamento em ciência de materiais. Foram usadas apenas associações de palavras para fornecer candidatos para futuros materiais termoelétricos.

Um dos pesquisadores do estudo, Anubhav Jain, afirmou que o algoritmo é capaz de ler qualquer artigo sobre a ciência dos materiais e fazer conexões que, até então, nenhum cientista foi capaz.

Algoritmo.

Créditos: CanalTech

O treinamento do algoritmo foi feito com a análise de linguagem de 3,3 milhões de resumos sobre a ciência dos materiais, chegando a um vocabulário de cerca de 500 mil palavras, tudo feito com o aprendizado de máquina. Jain explica que o Word2vec funciona treinando um modelo de rede neural para remover cada palavra, então prevendo quais serão as próximas.

Foi possível ainda usar documentos de estudos antigos para verificar se o algoritmo seria capaz de prever descobertas científicas antes mesmo que acontecessem, e o plano deu certo. Usaram, por exemplo, pesquisas de 2009 e chegaram rapidamente a resultados que foram encontrados apenas em 2012.

Segundo o principal autor do estudo, Vahe Tshitoyan, o algoritmo pode ser usado para pesquisas médicas ou descoberta de drogas. A pesquisa pode ser conferida no site da Nature.

By Natalie Rosa. CanalTech. Posted: Julho 20, 2019.