Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

SBPC Afro e Indígena : representatividade de pessoas negras na ciência brasileira é debatida.

A mesa-redonda “O negro na ciência brasileira”, realizada na SBPC Afro e Indígena, discutiu a baixa presença de pessoas negras nas universidades do país, as consequências deste fato e as dificuldades para aumentar o número de pesquisadores negros.

“Essa é uma questão candente na sociedade brasileira, essa falta de representatividade dos negros numa atividade que é tão importante para o desenvolvimento científico e tecnológico do país”, afirmou o coordenador da mesa, Oswaldo Luiz Alves, pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e vice-presidente regional da Academia Brasileira de Ciências.

O pesquisador Henrique Antunes Cunha Júnior, da Universidade Federal do Ceará (UFC), apresentou uma lista de negros e negras que obtiveram sucesso e atuações importantes na ciência brasileira, e debateu a importância de se investir na formação de profissionais negros. “São 5 mil pesquisadores negros para um total de 192 mil pesquisadores no Brasil. O número hoje é muito pequeno, nossa representatividade é pequena e isso precisa ter uma política especifica no sentido de formações”.



Representatividade de pessoas negras na ciência brasileira é debatida.
71.a Reunião Anaul da SBPC.

Créditos: UFMS


Representando a UFMS, a pesquisadora Eugênia Portela de Siqueira Marques trouxe também, além do recorte racial, o recorte de gênero para a discussão. “Quando a gente pensa em cientistas, a imagem que temos na nossa mente e nos livros didáticos é de um homem branco, raramente de uma mulher e muito menos uma mulher negra”.

De acordo com Henrique, é das pesquisas realizadas nas universidades que saem estratégias e ideias para a concretização de políticas púbicas, logo, é necessário que haja mais negros nestes espaços, para que a população negra do país seja contemplada, pois a tendência é que brancos não pesquisem sobre temáticas raciais. “Quem não tem pesquisa no Brasil, não tem política pública. É uma questão de sobrevivência a formação de pesquisadores negros”, declara.

Segundo Oswaldo, a esperança é de que abrindo espaços para estes debates, seja possível avançar na redução destas disparidades. “Não dá mais para deixar de falar disso, essa mesa-redonda é uma oportunidade bastante interessante e esperamos que as pessoas que vieram para cá sejam capazes de perceber que juntos podemos mudar esse panorama que nos oprime há muitos e muitos anos”.

UFMS. Posted: Julho 25, 2019.


Assuntos Conexos:
Juliano Moreira: médico e acadêmico.   

Você sabe quem foi Teodoro Fernandes Sampaio?

Milton Santos, geógrafo brasileiro.


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco