eletrônica e fotônica

nanotecnologia

EM FOCO

Eletrônica, Fotônica, Informática e Telecomunicações - 2010

O livro eletrônico chegou para ficar ! 2010, efetivamente, consolida isto.
Uma revolução está em marcha (a-ce-le-ra-da) ! Milhares de obras digitais já podem ser encontradas.

O disquete chega ao fim...
A Sony, trinta anos após ter inventado o disquete, anuncia uma decisão histórica : no final do mês de março de 2011, suas fábricas deixarão de fabricar disquetes de 3,5 polegadas.

Grafeno para resfriar computadores ?
Pesquisadores americanos e franceses conseguiram melhorar a dissipação de calor nos componentes eletrônicos usando este material.

Mais uma proeza do grafeno : gerador de Lasers ultrarrápidos de banda larga.
O desenvolvimento foi feito por pesquisadores da Universidade de Cambridge (Reino Unido) e do CNRS (França).

Uma nova rede de comunicação : o corpo humano.
Pesquisadores da Universidade de Seul (Coréia do Sul) transmitem informações de um captador a outro via sinais gerados na pele.

O saser, laser sônico, já é realidade !
Da combinação das idéias de fônon e fóton pesquisadores chegam aos primeiros lasers sônicos.

Transistor pode imitar uma sinapse.
Um transistor "de memória" oferece nova pista para construção de uma calculadora inspirada no funcionamento do cérebro.

Menor sensor solar do mundo mede 9 mm3 !
Pesquisadores da Universidade de Michigan desenvolveram o menor sensor do mundo, alimentado a energia solar, capaz de funcionar quase sem interrupção.

O grafeno bate mais um recorde : surge o transistor de 100 GHz.
O feito foi realizado por pesquisadores americanos ligados à IBM.

Novamente, um transistor do tamanho de uma molécula.
Equipe americano-coreana conseguiu controlar a passagem de elétrons. Vida mais longa para a Lei de Moore ?