eletrônica e fotônica

nanotecnologia

EM FOCO

Fármacos, medicina e saúde - 2009

Nanopartículas que mimetizam moléculas de HDL colesterol.
Trata-se de avanço que poderá auxiliar no diagnóstico e na terapêutica de doenças cardiovasculares.

Nariz eletrônico "fareja" câncer de pulmão.
À base de nanopartículas de ouro, o nariz eletrônico poderá possibilitar detecção precoce do mal.

Cientistas de diferentes áreas buscam otimizar tempo de triagem de culturas celulares.
Mais rápida a triagem, mais ganha o paciente contaminado por bactérias patogênicas. Nanopartículas deverão entrar em campo !

Bionanotecnologia contra a aftosa.
Utilizando biossensores compostos por proteínas e nanopartículas, pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da Universidade de São Paulo (USP), Brasil, desenvolveram um método inovador para detectar, em bovinos, o anticorpo da febre aftosa em animais.

Lab-on-a-chip é usado para sequenciar DNA.
Chip eletrônico é capaz de ler a informação genética de uma molécula de DNA.

Alzheimer e Parkinson : detecção precoce por conta das nanopartículas.
Desenvolvimento de laboratório-miniatura poderá permitir a detecção da doença em seus primeiros estágios.

Nanotubos de carbono : novamente o interesse terapêutico.
Apesar dos "prós e contras", pesquisadores americanos da Brown University (EUA) retomam as pesquisas.

Chips à base de DNA : menores, mais rápidos e eficientes.
IBM e Caltech deram um grande passo a frente.

Olho biônico : da ficção científica à realidade.
Laboratórios trabalham buscando desenvolver dispositivos optoeletrônicos para restituir (mesmo que parcialmente) a visão a deficientes visuais.

Ossos humanos vistos na intimidade, graças ao laser.
A Espectroscopia Raman pode ajudar no diagnóstico de doenças ósseas.

Relação cânceres e meio ambiente : muita coisa a ser feita !
O meio ambiente contém grande número de poluentes e produtos químicos. Resta saber qual seu papel no desenvolvimento de cânceres.

Bye bye Aspirina, "que venha a prata" !
Nanopartículas de prata : anticoagulantes na medida certa !

Câncer : um dos alvos das nanotecnologias.
Com uma nova técnica, nanopartículas alvejam as células cancerosas e, assim, a quimioterapia pode agir diretamente sobre elas.

Espessura cortical pode ser a chave para diagnóstico antecipado da doença de Alzheimer.
A medida da espessura média de certas zonas corticais, a partir de exame de IRM, permite predizer, três em cada quatro vezes, se um indivíduo examinado evoluirá para a doença de Alzheimer.

Nanopartículas no tratamento das toxicomanias.
Na mira da nanotecnologia, gene implicado em numerosas formas de toxicomania.

Guerra é guerra : nanopartículas de metais versus bactérias.
Nanopartículas de ouro, de prata, de cobalto ou de platina podem "encurralar" bactérias, como a Listeria monocitogenes, que teimam em atacar alimentos.

A biomedicina tem novo aliado : o nácar, mais conhecido como madrepérola.
Substância extraordinariamente complexa, secretada por certos moluscos, pode inspirar novos métodos biomédicos.

Nanotecnologias abrem caminho para novas próteses ortopédicas, dentárias e cardiovasculares.
Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Montreal descobriu procedimento baseado nas recentes descobertas da nanotecnologia para produzir novas e promissoras superfícies metálicas.

Circuitos eletrônicos e neurônios, sim : com neurônios !
Pesquisadores do Instituto Weizmann (Israel) criaram circuitos eletrônicos com neurônios verdadeiros, ao invés de estimular os neurônios com circuitos.

Um teste de urina poderia ser o suficiente para detectar um câncer da próstata.
A presença de um aminoácido, a sarcosina, testemunharia a presença de um tumor da próstata. Essa descoberta cria esperança de um diagnóstico rápido e fácil, após uma simples análise de urina.

Fibrose cística na mira dos quantum dots.
O século XXI será, com certeza, aquele da biologia e das nanotecnologias.

Da science-fiction para a realidade : nanorobô "surfista" de artérias !
Trata-se de um nanocirurgião que, espera-se, em breve será elemento disputado nos centros cirúrgicos.