eletrônica e fotônica

nanotecnologia

EM FOCO

LQES - 2007

Pronunciamento do Professor Oswaldo Luiz Alves, Coordenador Científico do LQES, quando da Solenidade de Abertura da Nanotech Business 2007 - 1o Congresso Brasileiro de Nanobusiness, realizado em São Paulo.

Diário Oficial do Estado de São Paulo destaca pesquisas sobre nanopartículas de prata.
As pesquisas foram realizadas no LQB (Laboratório de Química Biológica) e LQES (Laboratório de Química do Estado Sólido), ambos da Unicamp, e pela UMC (Universidade de Mogi das Cruzes).

A Química Brasileira sempre em alta !
Editorial de Oswaldo Luiz Alves, para o Journal of The Brazilian Chemical Society, aponta fatos destacados da Química Brasileira e suas repercussões internacionais.

IQ transfere tecnologia "ecologicamente correta".
LQES transfere, via contrato de licenciamento da Unicamp, tecnologia para o tratamento de efluentes industriais.

A propósito da Nanotecnologia : quando tudo começou no LQES.
Entrevista com Oswaldo Luiz Alves, Coordenador Científico do LQES, à jornalista Maria Fernanda Marques Fernandes, do Programa de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Brasileiros criam tecido antibacteriano.
Usando fungo, cientistas da Unicamp e da UMC produziram partículas de prata que matam micróbios nas roupas.

Nanotecnologia : o Brasil tem tudo para crescer no setor.
Entrevista de Oswaldo Luiz Alves, Coordenador Científico e Editor Científico do LQES, ao Boletim Digital do Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE), da Presidência da República.

Nanotecnologia movimentará US$ 1 trilhão até 2015, diz pesquisador da Unicamp.
Estudo que teve a participação do Coordenador Científico do Laboratório de Química do Estado Sólido é divulgado pelo NAE - Núcleo de Assuntos Estratégicos do governo brasileiro.

Unicamp incorpora mais uma poderosa ferramenta em seu arsenal para o estudo das nanotecnologias.
Trata-se de um sistema integrado envolvendo espectroscopia Raman (ER) e microscopia de força atômica (AFM).

O que é um elipsômetro ?
Conheça o instrumento usado para medir camadas e filmes finos, cujos dados são fundamentais para a indústria eletrônica.