eletrônica e fotônica

nanotecnologia

EM FOCO

LQES - 2013

Livro apresenta visão abrangente e aprofundada da nanotoxicologia.
A obra foi escrita por 54 pesquisadores, sob a coordenação da Rede Brasileira de Nanotoxicologia CigeNanotox e teve lançamento mundial em novembro de 2013.

LQES deposita segunda patente envolvendo grafeno.
Nanocompósito envolvendo acetato de celulose e óxido de grafeno decorado com nanopartículas de prata cria material multifuncional.

Uma carona indesejada.
Nanopartículas podem transportar moléculas intrusas para o interior das células. Portal da Revista Pesquisa Fapesp destaca trabalho realizado no LQES

Influência do efeito "Protein Corona" no transporte de moléculas para o interior de células.
Pesquisa coordenada pelo LQES aponta para novas possibilidades de nanopartículas mesoporosas de sílica em terapias contra câncer.

Motor da inovação.
Entrevista especial do Coordenador Científico do LQES, à Carla Almeida, publicada no Portal Ciência Hoje discute SisNANO, regulação das nanotecnologias e inovação.

MCTI lança a Iniciativa Brasileira em Nanotecnologia (IBN).
Unicamp terá dois laboratórios associados ao Sistema de Laboratórios de Nanotecnologia que faz parte da IBN.

Ciência & Cultura : número temático sobre as nanotecnologias.
Revista da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) aborda questões ligadas ao nanomundo.

Fusão de dois laboratórios do IQ faz surgir o Nanobioss.
Matéria do Jornal Unicamp apresenta nova "facility", criada no Instituto de Química da Unicamp.

Nanotoxicologia Ambiental : interação de nanoestruturas com microrganismos aquáticos.
Revista Environmental Toxicology and Chemistry destaca (capa) trabalho realizado por pesquisadores da Unicamp.

Nanotubos e chumbo : combinação fatal.
O número de maio da Revista Pesquisa Fapesp destaca trabalho realizado pelo LQES e Instituto de Pesca do Estado de São Paulo.

Nanocompósito de i-papel e nanotubos de carbono para aplicação em remediação ambiental é desenvolvido no LQES.
Pesquisa original é resultado da quadragésima tese realizada no laboratório.

Prata biológica.
Artigo da Revista Pesquisa Fapesp destaca trabalho de pesquisadores do Instituto de Química da Unicamp sobre nanopartículas produzidas a partir de fungos, testadas com sucesso em tecidos antibacterianos e em ferimentos.

NanoBioss inicia suas atividades com Workshop.
Laboratório Associado do SisNano (MCTI) está sediado no IQ-Unicamp.

Carteiros notáveis.
Matéria de Carlos Fioravanti, publicada na revista Pesquisa Fapesp, de fevereiro/2013, destaca os esforços de pesquisadores brasileiros no estudo de "carreadores" para fármacos contra câncer. Resultados obtidos no LQES são comentados.

Revistas científicas de qualidade duvidosa !
Editor Científico do LQES NEWS introduz o problema e remete a artigo publicado no site SciDev Net.

Óxido de grafeno e suas sutilezas !
Pesquisadores do LQES revelam o importante papel dos debris oxidados, em publicação na revista Chemistry of Materials da American Chemical Society.

Universidade e Conhecimento Novo.
Editor científico do LQES faz algumas ponderações sobre o tema e remete a um instigante artigo de Gabriela Celani.