eletrônica e fotônica

nanotecnologia

EM FOCO

Meio Ambiente - 2008

Desafio vencido : nanopartículas eliminadas da água.
Prêmio internacional para equipe de pesquisa francesa.

"Petróleo verde" quimicamente idêntico ao "Petróleo fóssil".
A Sapphire Energy (EUA) informa ter conseguido obter gasolina à base de algas, com um alto índice de octano, e quimicamente idêntica àquela derivada do petróleo.

Efeitos tóxicos dos nanotubos de carbono : pesquisadores optam por pru-dên-cia !
O assunto está sendo examinado pelo REACH, tratado que regulamenta, na Comunidade Européia, a gestão de riscos químicos.

Nanotubos de carbono e amianto : alguma coisa em comum ? Sim ou Não ?
Freqüentemente apresentados como o material miraculoso do século XX, ao lado de seu primo grafeno, os nanotubos de carbono poderiam ser também tão perigosos quanto o amianto.

Material poroso mostra alta performance para estocar CO2.
A novidade vem dos pesquisadores de vários laboratórios associados do CNRS - Centre National de la Recherche Scientifique, da França.

O que você sabe sobre a primeira "cidade verde" chinesa ?
O nome dela é Dongtan. Deverá estar pronta em 2010 !

Bactéria louca por dioxina ? O meio ambiente, "com prazer", satisfaz a gula !
Pesquisadores de Taiwan descobriram uma bactéria capaz de decompor a dioxina, composto químico altamente tóxico.

Estudos confirmam : partículas finas e poluição automobilística são nocivas à saúde humana.
As conclusões vieram dos resultados do Programa PRIMEQUAL que analisou o ambiente da cidade de Paris. Com razoável chance de acerto, as conclusões seriam similares para outras grandes cidades do mundo.

Superfícies inteligentes que se adaptam às condições ambientais e com capacidade de auto-reparação.
Projeto financiado pela Volkswagen está em desenvolvimento por físico-químicos alemães.

Plástico biodegradável a partir do amido.
Pesquisadores taiwaneses usam processo biotecnológico através de uma bactéria encontrada no mar.