eletrônica e fotônica

2001 a 2002

EM FOCO

Nanotecnologia - 2010

NanoMickey, outra vez . Agora em vídeo !
Famoso personagem surgido em experimento realizado no LQES é a estrela que abre a série de vídeos LQEScience.

Nanotecnologia versus água insalubre, resultado : água potável !
Saquinho cheio de nanopartículas, barato, permite acesso à água potável.

Nanopartículas : quanto mais conhecimento sobre elas, melhor !
As consequências das nanopartículas sobre o ambiente e a saúde humana são alvos de estudos acurados. Detectores estão sendo desenvolvidos.

O rendimento das células fotovoltaicas de silício amorfo passa a 10%.
As células solares fotovoltaicas estão divididas em dois tipos: aquelas de silício cristalino, muito performantes, porém mais caras; e as amorfas, menos eficazes, mas, em contrapartida, mais baratas, mais finas e mais flexíveis.

Um ponto a mais na física dos nanotubos de carbono.
Efeito Aharonov-Bohm permitiu explicar a variação da condutância de nanotubos de carbono de paredes simples quando imersos em um campo magnético.

Translocação do DNA através de nanoporos no grafeno.
Estudo revela a potencialidade do grafeno nanoporoso para aplicações em genômica.

Um transistor quântico de apenas um átomo.
Pesquisadores do Instituto Max Planck de Óptica Quântica, de Garching (Bavária, Alemanha) criaram um transistor quântico, utilizando um único átomo no interior de uma cavidade óptica.

"Anticorpos" de plástico testados em ratos.
Nanopartículas poliméricas conseguiram neutralizar veneno de abelha.

O Tratamento Jurídico dos Riscos Produzidos por Cosméticos Baseados em Materiais Nanoestruturados, de autoria de Fábio Neri Dutra.

Grafeno surpreende mais uma vez ! Novidade : a aplicação em nanocompósitos de alto desempenho.
Material tem potencial para substituir as fibras de carbono em materiais de alto desempenho, usados na construção de aeronaves.

Novas funcionalidades, graças às nanopartículas de ouro.
Pesquisadores australianos abrem perspectivas para a aplicação destas partículas em vários produtos do dia a dia.

Síntese de nanotubos de carbono de um único tipo.
Pesquisadores da Universidade Rice usaram ultracentrifugação para obter amostras de nanotubos de carbono contendo apenas um tipo de nanotubo.

Nanopartículas podem proteger contra radiação.
As nanopartículas de melanina podem proteger a medula óssea dos efeitos nocivos da radioterapia.

Nanotubos de carbono ionizam individualmente átomos ultrafrios.
Pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA) observaram a captura e ionização de átomos individuais perto da parede lateral de um único nanotubo.

Nanotecnologia : uma revolução em marcha.
A National Science Foundation, dos Estados Unidos, prediz que, em 2015, a nanotecnologia produzirá a metade da gama de produtos farmacêuticos.

Imitando os processos naturais do corpo humano.
A nanotecnologia é usada para descobrir um meio de imitar os processos fisiológicos naturais do organismo, notadamente a criação de vasos sanguíneos.

Nanotecnologia chega à casa dos consumidores brasileiros.
Empresas como Biolab, Natura e Embrapa investem em inovação no setor e patenteiam novas tecnologias. Aplicações vão de cosméticos a roupas, passando por equipamentos esportivos.

Cientistas testam a teoria de espalhamento Mie para nanopartículas.
Os cálculos são convincentes, mas, é ver para crer ! Esse foi o pensamento que motivou o trabalho de estudantes da Rice University (EUA), que decidiram colocar em teste cálculos realizados mais de um século atrás.

Nanocatalisadores : mais "verde" a fabricação de produtos químicos.
A idéia é reduzir o uso de metais pesados, custosos e tóxicos.

Apareceu o Mickey.
Revista Pesquisa Fapesp de fevereiro destaca pesquisas com nanoestruturas realizadas no LQES.

O grafeno bate mais um recorde : surge o transistor de 100 GHz.
O feito foi realizado por pesquisadores americanos ligados à IBM.

Cientistas destroem, com "nanobolhas", células cancerígenas.
Pesquisadores russos e americanos desenvolveram metodologia que permite fazer o diagnóstico e o tratamento simultaneamente.

Novamente, um transistor do tamanho de uma molécula.
Equipe americano-coreana conseguiu controlar a passagem de elétrons. Vida mais longa para a Lei de Moore ?