eletrônica e fotônica

2001 a 2002

EM FOCO

Nanotecnologia - 2015

Unicamp participa de projeto europeu para a regulação da nanotecnologia.
NanoBioss é um dos laboratórios credenciados pelo Projeto NanoReg da Comunidade Europeia.

Nanotubos de carbono abrem possibilidades em terapias neurológicas.
Eletrodos feitos com nanotubos apresentam melhor performance e não causam inflamações.

Nanotecnologias : Desenvolvimentos, Oportunidades e Desafios.
Coordenador Científico do LQES ministrará curso no Conselho Regional de Química, em São Paulo.

Novas funcionalidades de derivados do grafeno.
Tese número 50, defendida no LQES, destaca desenvolvimento de aplicações de grafeno e derivados como antimicrobianos, membranas para tratamento de água e proteção contra radiação UV.

Boletim Nano Em Foco.
Leia a edição de abril do Boletim Nano Em Foco, parceria entre o LQES e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Hot Tema – Grafeno.
Veja o que o LQES NEWS publicou desde o início de sua veiculação sobre este tema. São mais de 80 notícias desde 2010.

"Nanotecnologia é impulsionada pelo mercado e pelo conhecimento científico".
Entrevista de Oswaldo Luiz Alves (LQES) e Maria Luisa Leal (ABDI) para o programa CBN Noite Total de 13 de abril de 2015. Quase uma hora e meia de divulgação dos diferentes aspectos das nanotecnologias para o grande público.

SBPC e ABC pedem cautela na aprovação do projeto que cria a política nacional de nanotecnologia.
Duas das mais importantes instituições da ciência brasileira se posicionam com relação ao projeto.

Encontro discute nanotecnologia em higiene, perfumaria e cosméticos.
Nanomateriais de referência para a indústria de cosméticos foi uma das pautas.

Programando o tempo de vida de nanoestruturas.
A novidade vem de pesquisadores alemães.

Boletim Nano Em Foco.
Leia a edição de março do Boletim Nano Em Foco, parceria entre o LQES e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Boletim Nano Em Foco.
Leia a edição de fevereiro do Boletim Nano Em Foco, parceria entre o LQES e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Pesquisa recentemente publicada pelo LQES é destaque em site de organização americana.
Com o título de "Nanomaterials interact with agricultural pesticides, increasing toxicity to fish", a The Organic Center (EUA) comenta os resultados divulgados na sua seção Hot Science.

Um trajeto mais rápido para a internet.
Pesquisadores da Universidade de Antuérpia conseguiram pela primeira vez dispor moléculas orgânicas no interior de nanotubos, o que poderá gerar uma comunicação mais rápida pelas fibras ópticas.

Concorrência para o grafeno.
Dissulfeto de molibdênio vem aí...

Explorando as novas potencialidades do óxido de grafeno.
Artigo assinado por membros no Laboratório NanoBioss/SisNano revela as amplas possibilidades do óxido de grafeno como transportador de fármacos e "scaffold" para interações celulares.

Boletim Nano Em Foco.
Leia a edição de dezembro do Boletim Nano Em Foco, parceria entre o LQES e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Nanotubos de carbono.
Como medir a quantidade deste nanomaterial no organismo.