pontos de vista

divulgação LQES

ARTIGOS DE OPINIÃO

Escutem a Ciência !

A quarta-feira de cinzas amanheceu com a notícia da chegada do Coronavírus no Brasil. Tecnicamente falando, isso não é nenhuma novidade, porque em um mundo conectado e com mobilidade global (dar uma volta no mundo hoje precisa bem menos tempo do que os 80 dias de Júlio Verne), o vírus ia chegar aqui, mais cedo ou mais tarde.

Estrutura do Coronavírus criada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CPC) a partir de observações de microscopia eletrônica.

Imagem: CDC/Reuters

Em tempos que alguns grupos (e autoridades) ridicularizam a ciência (movimentos como da terra plana, anti-vacinas e declarações de que a teoria da relatividade é uma construção Marxista, são três exemplos do renascimento do culto à ignorância) é bom lembrar o que os cientistas alertaram (em 2007) em uma publicação na revista Clinical Microbiology Reviews da Sociedade Americana de Microbiologia. Nas considerações finais do artigo, página 683, os autores escreveram:

“Coronaviruses are well known to undergo genetic recombination (375), which may lead to new genotypes and outbreaks. The presence of a larger eservoir of SARS-CoV-likeviruses in horses hoebats, together with the culture of eating exotic mammals in southern China, is a time bomb.”

“É bem conhecido que os coronavírus sofrem recombinação genética, o que pode levar a novos genótipos e surtos. A presença de um grande reservatório de vírus do tipo SARS-CoV em morcegos (tipo “horseshoe”), juntamente com a cultura de comer mamíferos exóticos no sul da China, é uma bomba-relógio.”

A ciência tem se pronunciado sobre várias previsões ao longo dos anos (as mudanças climáticas é um exemplo clássico!) e tem sido solenemente ignorada por tomadores de decisões. A história tem mostrado que ignorar a ciência não é uma boa estratégia para a humanidade; os exemplos se acumulam e continuamos a ignorá-la! No caso das doenças, os cientistas irão desenvolver vacinas e medicamentos, é uma questão de tempo. No caso de questões maiores como a crise climática, a ciência não será capaz de produzir antídotos, o que ela efetivamente poderia fazer era recomendar a prevenção. E já recomendou!

Escutem a ciência! Não é sobre ela ser uma atividade divina, perfeita, isenta de erros; é sobre ela ser uma maneira de pensar o mundo da forma mais isenta possível de opiniões obscurantistas e pensamentos hegemônicos.

O artigo mencionado acima tem acesso livre e pode ser lido no link: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2176051/pdf/0023-07.pdf.

By Antonio Gomes Filho.

LQES NEWS - ISSN 1677-5058 –Ano XIX – n. 439, 02 de março de 2020.