pontos de vista

divulgação geral

divulgação LQES

ARTIGOS DE OPINIÃO

Nota Cem para o LQES NEWS.

LQES NEWS celebra seu centésimo número e atinge a cota cem com nota cem. Esse boletim tem preenchido funções complexas e necessárias: sua equipe atua como um observatório de nanotecnologia e de materiais, seja nos seus aspectos básicos, seja nas aplicações e impactos. Suas observações são digeridas e elaboradas com concisão e clareza, tornando-se acessíveis a muitas pessoas.

Uma característica importante e rara do LQES NEWS é o respeito à inteligência do público-alvo. Ao invés de fugir dos termos "difíceis", LQES NEWS os esclarece. A alta qualidade da equipe garante que as informações não sejam contaminadas por erros grosseiros que infelizmente são rotineiramente observados, em veículos de difusão científica no nosso país.

Por outro lado, os leitores do boletim acostumaram-se a encontrar notícias realmente novas e "quentes", ao invés de notícias apenas requentadas. A minha própria taxa de aproveitamento das chamadas é muito alta, perto de 100%. Isto é, cada chamada liga o leitor a uma nota ricamente informativa, sem desperdício do escasso tempo de cada um. À informação somam-se, freqüentemente, contextualização científica e tecnológica ao lado dos aspectos de aplicação, de inovação e mesmo estratégicos.

Sem surpresa, LQES NEWS não é produto de agência de governo, nem de organização oficial de qualquer tipo. Como muitas outras coisas que funcionam bem no Brasil, este boletim existe pela vontade e pela competência de pessoas, mais do que por estímulos em dinheiro ou em poder. É um exemplo para a difusão científica, para a educação científica e para as atividades de inovação. Mostra como as coisas podem acontecer, mesmo em um ambiente em que muitos poderosos ainda não aprenderam a usar dinheiro para gerarem inovação, empregos e riqueza através do conhecimento.

Fernando Galembeck

Nota do Managing Editor: Fernando Galembeck é Professor Titular de Química, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), membro da Academia Brasileira de Ciências, coordena o Instituto do Milênio de Materiais Complexos (IMMC-1). Recebeu vários prêmios, entre outros a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e, mais recentemente (2005) o Prêmio de Inovação Tecnológica da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM).