Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
pontos de vista
artigos de revisão

artigos de opinião

editoriais

entrevistas

divulgação geral

divulgação LQES

 
EDITORIAIS

LQES Website e LQES News, ao completarem 3 anos, se consolidam como importantes veículos da divulgação científica em Química ( e de sua cadeia do conhecimento).

Quando iniciamos a experiência do Projeto LQES Website e do Projeto LQES NEWS, trabalhamos com a idéia de que, havendo um nicho interessante a ser explorado, deveríamos vir a ocupá-lo. Naquela época, 2001, e mesmo hoje, a maioria dos sites ligados a laboratórios e grupos de pesquisa tem, em grande parte, usado seus Kbites para fazer (e isto não é uma crítica, mas, sim, uma constatação) divulgação de suas atividades, apresentar linhas de pesquisa e trabalhos publicados e, quase que invariavelmente, uma foto dos membros do grupo.

Desde o início, vimos na Internet uma mídia suficientemente abrangente e poderosa para ir além desse formato, que via de regra já era basicamente contemplado pelos currículos das agências financiadoras (como, por exemplo, a Plataforma Lattes).

Hoje, acreditamos ter sido exatamente aí que o Projeto LQES Website e o Projeto LQES NEWS inovaram.

O WEBSITE disponibiliza bibliotecas específicas como, por exemplo, a de Nanotecnologia, recentemente apresentada na sua versão 2.0, com mais de 200 livros repertoriados. No Portal podem ser acessados um Glossário de C&T; Normas de Segurança para Laboratórios; LQES Responde; Vivência LQES; Monografias LQES; LQES Index; Textos de Estudo, etc. Assim, tornam-se acessíveis ao público que acessa o LQES Website informações qualificadas em química e sua cadeia de conhecimentos, indo ao encontro das necessidades de estudantes de química, profissionais e interessados que, neste momento, efetivamente fazem a diferença. É nesse espaço que idéias, experiências, vivências e concepções desenvolvidas no Laboratório de Química do Estado Sólido, do Instituto de Química da Unicamp, podem ser compartilhadas.

Outro marco importante nessa trajetória que, agora, março, completa 3 anos, foi o lançamento do LQES NEWS, que se encontra na sua Edição nº. 53. Primeiramente concebido para ser um elo de comunicação entre o site e seus aderentes, este Boletim Eletrônico Quinzenal, indexado no IBICT, foi se transformando a ponto de não só informar sobre as novas incorporações que ocorrem no site, mas também ser o lado visível do Projeto do Observatório em C,T&I do LQES. Não obstante à veiculação de 6-7 notícias em cada edição do Boletim (o que, até hoje, dá um total de mais de 360 notícias residentes no site), criou-se um arquivo com mais de 1000 páginas, "fotografando" o que surgiu de importante na C,T&I, a partir de fevereiro de 2001. Foi criada, enfim, uma base de dados que, neste momento, está sendo trabalhada com vistas à publicação de um livro.

Estes poucos exemplos são reveladores de que o LQES Website ultrapassou sua idéia inicial tornando-se, assim, muito maior do que ela, sobretudo porque, desde 2001, já recebeu 204.931 acessos, sendo que, em média, de 12-15% de acessos vieram do exterior, o que, para um site institucional (de um único laboratório), desenvolvido majoritariamente em português, acreditamos, é algo a ser considerado!

Vêm por aí algumas mudanças e novidades! De qualquer modo, fica o compromisso de quem tem consciência de que cresceu, mas que nem por isso abdica da qualidade e da confiança adquirida nestes 3 anos de vida.

Que tenhamos um Feliz Aniversário, e muitos outros, e outros, ainda, na grata companhia de vocês!

Muito obrigado!

Oswaldo Luiz Alves
Scientific Editor do LQES Website e do LQES NEWS

 © 2001-2017 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco