Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
pontos de vista
artigos de revisão

artigos de opinião

editoriais

entrevistas

divulgação geral

divulgação LQES

 
EDITORIAIS

Destaques da química no Brasil em 2005.


É impossível fazer vista grossa ao papel proeminente da Química no Brasil, em 2005, dentro do cenário da Ciência, Tecnologia e Inovação. Os marcos de sucesso foram tantos, que aqui serão contemplados apenas alguns.

Comecemos pela indústria química brasileira que, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), em 2005 deve apresentar um chifre d'affaires da ordem de 70 bilhões de dólares. Tal resultado, quando comparado ao de 2004, aponta para um altamente significativo crescimento de 15,8 % (em dólares)! Não bastasse isso, são previstos ainda importantes investimentos para os setores de "commodities" e "química fina" (especialidades químicas), já para 2006. As exportações brasileiras de produtos químicos deverão alcançar US$ 7,5 bilhões em 2005, ficando as importações próximas de US$ 15,5 bilhões.

A Química brasileira contou ainda com outros momentos especiais em 2005. Um deles, o espaço na 3a. Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizado em novembro, em Brasília. Dentro do subtema Profissional do Futuro, relatou o case da Química, resultado de um trabalho de parceria entre a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Pontos relevantes foram levantados e debatidos, relacionados não só com aspectos acadêmicos, como também com aqueles atinentes ao setor produtivo, contando com numerosa platéia - em sua maioria formada por não-químicos -, o que demonstrou não apenas a oportunidade, mas também a possibilidade de apropriação, por outras áreas, da experiência adquirida neste exercício. Na oportunidade, foi entregue aos presentes o suplemento especial de Química Nova-Parcerias Estratégicas, consagrado ao tema "Necessidades e Perspectivas da Química no Brasil - O Futuro do Profissional na Pesquisa".

As revistas brasileiras relacionadas à Química também foram destaque em 2005. Dentre elas, cite-se especialmente o Journal of The Brazilian Chemical Society (JBCS), publicado pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), que reafirmou sua posição de revista brasileira - consideradas todas as áreas do conhecimento -, de maior fator de impacto (FI) na base Web of Science (ISI). Além deste destaque, dois outros poderiam enriquecer a galeria do JBCS. O primeiro, ter sido considerada pela base Scielo como uma "revista brasileira de abrangência internacional" e, o segundo, por ter recebido em 2005 um número recorde de artigos de pesquisadores de diferentes países.

Em Tecnologia e Inovação, a Química também apresentou indiscutível saliência internacional, com o lançamento mundial do pigmento BYPHOR, pelo Grupo Bunge, pigmento este totalmente desenvolvido no Brasil, em laboratório do Instituto de Química da Unicamp, em trabalho idealizado e coordenado por Fernando Galembeck. A importância deste feito foi, merecidamente, reconhecida pela ABIQUIM, que conferiu ao pesquisador o Prêmio de Inovação Tecnológica de 2005.

Poderiam ser ainda citados destaques relacionados à qualidade de vários trabalhos científicos de químicos brasileiros, que receberam distinção como "Hot Paper" ou "High Accesed" em revistas científicas de grande prestígio internacional.

Estes e outros dados autorizam-nos a ter certeza de que 2006 pode - e será -, ainda melhor! Certamente iremos começar a ver os resultados das pesquisas realizadas nas redes cooperativas de pesquisa, nos institutos do milênio, nos projetos relacionados com os fundos setoriais e na transferência de tecnologia para o setor produtivo. Observaremos que, em todos eles, a participação da comunidade química é cada vez mais crescente e de grande relevância.

Dentro de quadro tão real e promissor, em 2006 só temos a desejar Grande Sucesso a todos e, para a Química, que, afinal, somos todos nós!


Oswaldo Luiz Alves
Scientific Editor do LQES NEWS

 © 2001-2017 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco