Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
pontos de vista
artigos de revisão

artigos de opinião

editoriais

entrevistas

divulgação geral

divulgação LQES

 
EDITORIAIS

LQES Website, LQES NEWS : 5 anos !


O LQES Website e o Boletim Eletrônico LQES NEWS entraram o mês de fevereiro em festa. Nascidos no mesmo ano, e sob uma mesma inspiração, completam 5 (cinco) anos de existência e comemoram.

O LQES Website e o Boletim Eletrônico LQES NEWS brindam o fato de estarem vivos e com muita saúde, com toda a força para continuar seu trabalho, tendo Você acessando os conteúdos por eles veiculados. Afinal, Você é o alvo dos dois!

Nosso objetivo inicialmente foi, é, e será sempre fazer chegar até Você, através de um simples click, conteúdos que vão auxiliá-lo em seu crescimento profissional e intelectual, ajudando-o a entrar em contato, adquirir ou mesmo a melhor balizar os conhecimentos de que necessita, formando sua opinião sobre os mais diferentes assuntos.

Mantê-lo informado, "up to date" com as novidades em Ciência, Tecnologia e Inovação tem, todos esses anos, estado sob nossa mira. Trabalhamos duro para isso. Não é à toa que, a cada 15 dias, o Boletim Eletrônico LQES NEWS chega até Você, onde Você estiver, e o faz ciente das últimas novidades.

O Boletim Eletrônico LQES NEWS está no seu número 97 e, nestes cinco anos de vida, não teve qualquer interrupção em sua periodicidade. Conta com 1410 aderentes brasileiros e de outros países, principalmente de Portugal. Além das notícias publicadas quinzenalmente, o Boletim conta com a rubrica Em Foco, sob a qual reúne as notícias veiculadas no Boletim, ano a ano, sobre os seguintes temas: Eletrônica, Optoeletrônica/Fotônica, Informática e Telecomunicações; Fármacos, Medicina e Saúde; Materiais; Meio Ambiente; Nanotecnologia e LQES. São mais de 720 notícias, as quais permitem que o leitor tenha um panorama aproximado dos principais desenvolvimentos e informações sobre essas diferentes áreas. Tudo isso é fruto do Observatório LQES de C,T&I, que "antena" cerca de 30 países diuturnamente. As notícias são selecionadas, contextualizadas, editadas e validadas. Todos os boletins podem ser recuperados na sua forma original no LQES Website.

O LQES Website é o grande hospedeiro dessas informações e contém, logicamente, um volume muito maior do que aquele gerado pelo Boletim Eletrônico LQES NEWS. Alguns de seus números: Artigos de revisão (2); Artigos de Opinião (63); Editoriais (33); Entrevistas (19); Artigos de Divulgação (43); Vivência LQES (10); Cultura da Química (9) e Glossário LQES.

Além dessas informações, o site contém as bibliotecas especializadas, nas quais são repertoriadas as principais publicações (livros). Dentre elas podemos citar a Biblioteca LQES de MEMS e Lab-num-Chip; a Biblioteca LQES de Química Supramolecular; a Biblioteca LQES de Eletrônica Molecular; a Biblioteca LQES de Química do Estado Sólido e a Biblioteca LQES de Nanotecnologia. Esta última, além das obras, contém todos os documentos oficiais sobre Nanotecnologia no Brasil. Sem risco de errar, a Biblioteca LQES de Nanotecnologia é o mais completo acervo sobre Nanotecnologia existente em língua portuguesa. Ao todo as Bibliotecas LQES repertoriam um total de mais de 800 obras.

A atividade do LQES Website vai além, na medida em que veicula também materiais didáticos e monografias sobre Química do Estado Sólido, Materiais e Nanotecnologia, além de responder a um significativo número de consultas sobre os diferentes temas e áreas objeto de nossas atividades. De fevereiro de 2001 a janeiro de 2006 o LQES Website contabilizou 504.377 acessos o que perfaz uma média anual de 100.875 acessos por ano.

Mas, afinal: viemos aqui para conversar ou para comemorar? A resposta é: os dois! Nesse momento, conversa e comemoração fazem bem a alma e reforçam nossa crença.

Caros colaboradores, aderentes do Boletim Eletrônico LQES NEWS e todos os internautas que "surfam" nas ondas do LQES Website, nossa equipe, desde já, quer agendar com todos um novo encontro para novas comemorações para daqui 5 anos!

"Champanhes ao gelo!"


Os Editores.

 © 2001-2017 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco