Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
pontos de vista
artigos de revisão

artigos de opinião

editoriais

entrevistas

divulgação geral

divulgação LQES

 
EDITORIAIS

Boletim Eletrônico LQES NEWS, Ano 5 : centésima edição.


Há algumas edições passadas, um dos Editoriais do Boletim Eletrônico LQES NEWS abordou os 5 (cinco) anos do Projeto LQES Website. Naquela oportunidade, procuramos oferecer um panorama das diferentes atividades relacionadas a este projeto. Falávamos, também, en passant, do Boletim Eletrônico LQES NEWS, um dos instrumentos que o LQES Website utiliza para se comunicar com os seus mais de 1450 aderentes!

O LQES NEWS, neste primeiro de abril de 2006, completa a sua centésima edição! Pura coincidência. A data não poderia ser mais perfeita, pois todos sabemos qual o significado deste dia no imaginário popular. Mas, aqui, a expressão popular - primeiro de abril: dia da mentira -, não encontrou guarida, como que perdeu seu conteúdo semântico. Pasmem os senhores: o número 100 está aqui, on-line, não permitindo a ninguém fazer troça, ou, vá lá que seja: brincadeiras. Vale lembrar que o Boletim Eletrônico LQES NEWS é quinzenal, como todos sabem! Não atrasamos sequer uma edição, do que nos orgulhamos muito!

Todos nós sabemos quão difícil é tocar um projeto deste porte, sem perder a periodicidade, e, mais ainda, chegar ao fim e ao cabo de cem edições.

Consideramos que o sucesso destas metas deveu-se, sobretudo, ao fato de, desde o início, acreditarmos que tudo isto seria possível, até prova em contrário. Não temos dúvida de que esta hipótese de trabalho foi a "força motriz" que levou aos resultados que fazem com que - todos da Equipe -, se sintam bastante gratificados e muito felizes.

Inovamos na linguagem, "divertida", às vezes, mas dentro dos limites estritamente seguros e permitidos, como só pode acontecer com textos que veiculam material científico. Preocupamo-nos em registrar o uso real da língua, sem, contudo, perder de vista o registro adequado ao tipo de matéria, dentro do rigor científico exigido. Procuramos valorizar expressões e coisas de nossa cultura e - sempre que possível -, das culturas implicadas nos diferentes conteúdos. Nossa meta foi (e será sempre, pois é essa nossa filosofia) levar informação, formação e contextualização dos conteúdos veiculados através das notícias. Preocupamos-nos constantemente em validar as notícias, através da validação de seus conteúdos.

Dentro da rubrica Em Foco, trabalhamos a questão da reunião dos textos, segundo as diferentes temáticas abordadas, a fim de permitir ao leitor uma avaliação do conjunto das mais recentes notícias veiculadas sobre o tema. Não raro, expandimos a divulgação científica com textos pertinentes, tornando-os mais longos, informativos, esclarecedores e ilustrados, procurando trabalhar sempre o caráter formativo. Construímos um acervo dos mais importantes artigos de opinião, entrevistas (muitas delas exclusivas) e editoriais, com a participação de expoentes da comunidade científica nacional e internacional, enfocando temas de impacto na Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade.

Tudo isto foi possível com uma equipe pequena (quatro guerreiros antenados, atentos, disponíveis), mas absolutamente articulada, comandada pela Managing Editor Maria Isolete Alves (MIA), incansável, perfeccionista, batalhadora e grande responsável por toda esta linda trajetória. Também por Paulo Amaral (PA), Webmaster, responsável pela colocação do Boletim on-line, com todas as dificuldades e sobressaltos que isso implica. Tornou-se viável também pela contribuição do Editor Associado, Italo Mazali (IOM), que cuidou dos projetos especiais ligados ao site.

Acredito não haver mais muita coisa a dizer: os 100 números falam por si, com a autoridade e a autonomia de vôo que o trabalho realizado lhes faculta. Temos que, neste momento, novamente agradecer a todos aqueles que, com suas críticas, incentivo e presença constante nas páginas virtuais do Boletim Eletrônico LQES NEWS, nos deram a força, a alegria e a grande motivação que fizeram com que este trabalho já esteja indelevelmente marcado em nossa trajetória.


Gratíssimo,

Oswaldo Luiz Alves
Scientific Editor

 © 2001-2017 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco