Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
pontos de vista
artigos de revisão

artigos de opinião

editoriais

entrevistas

divulgação geral

divulgação LQES

 
EDITORIAIS

LQES NEWS e LQES Website completam 6 anos !


Fevereiro é sempre um mês muito esperado pela Equipe do Boletim Eletrônico LQES NEWS e do LQES Website. Mês que marca mais um passo em nossa caminhada. Mês de aniversário. Já lá se vão seis anos de trabalho e de muito aprendizado. Ainda podemos nos lembrar do primeiro número do Boletim Eletrônico LQES NEWS: nervosismo, inquietação, insegurança... eram os ingredientes, até o momento crucial de se clicar em "enviar", e este, sem volta! Não obstante todos esses anos e as quase 120 edições, esta última operação ainda é acompanhada de um certo frisson - arrepio mesmo, em bom português! Na verdade, é ela que confere concretude, "materialidade" a todo um processo de busca/pesquisa, escoimação, tradução/versão, redação, revisão, edição e finalização. Tudo realizado em bases muito "artesanais".

Optamos nesse Editorial por apresentar alguns dados consolidados que nos parecem bastante significativos e que, além de reforçar nossas convicções na direção da continuidade do projeto, nos dão - salvo melhor juízo -, uma idéia da dimensão do trabalho que vem sendo realizado.

A consulta ao LQES Website, que hospeda o Boletim Eletrônico LQES NEWS, passou, de 2001 a 2006, de um pouco menos de 22.000 para mais de 201.000 acessos/ano, como mostra o gráfico abaixo. Efetivamente, trata-se de uma taxa de crescimento das mais elevadas. Navegou pelas páginas do LQES Website, nestes seis anos, um número imenso de internautas que totalizam 697.965 acessos. Neste momento, o LQES Website conta com 2091 aderentes, os quais recebem, rigorosamente, uma nova edição do Boletim a cada quinze dias.





Outro dado muito significativo é o número de notícias produzidas/editadas, apresentado no gráfico que segue. Tais dados apontam para que, proximamente, estaremos atingindo mil notícias de C,T&I, o que transforma o LQES Website num dos mais importantes repositórios, em língua portuguesa, vocacionado para essa temática.






Um dos pilares dos Projetos Boletim Eletrônico LQES NEWS e LQES Website é o Observatório LQES de C,T&I. Esse Observatório - cujo funcionamento, logicamente, também teve início em 2001 -, conta com um extenso banco de informações coletadas via Internet através de serviços de alerta e/ou consultas diárias a um elenco de mais de 100 sites internacionais, com área de cobertura de mais de 25 países. Trabalha com as temáticas de eletrônica, optoeletrônica/fotônica, informática, telecomunicações, energia, fármacos, medicina e saúde, materiais, meio ambiente e nanotecnologia. Especificamente com relação a esta última - nanotecnologia -, o LQES Website apresenta, sem sombra de dúvida, um dos acervos mais importantes do país, no qual é possível se ter acesso a um panorama mundial do desenvolvimento da nanotecnologia desde 2001. O gráfico abaixo dá uma idéia do montante de informações armazenadas no Observatório. Destes, menos de 5% foram utilizados nas edições do Boletim Eletrônico LQES NEWS!





2007 será um ano de grandes desafios, pois estamos estudando a possibilidade de fazer com que toda essa informação "armazenada" - cerca de 50 megabytes (MB) -, venha a constituir um Banco de Dados. A decisão por tal plataforma, muito provavelmente nos deslocará do eixo "artesanal", fazendo com que tenhamos que profissionalizar nossas atividades o que, conseqüentemente, nos porá frente a desafios de distintas naturezas.

Demos asas ao tempo, sabendo já não ser necessário um vôo tão longo, uma vez que os alicerces, bem implantados, são firmes, seguros!

No momento de soprarmos as velinhas do bolo comemorativo a esse 6o ANIVERSÁRIO, queremos, mais uma vez, MANIFESTAR aos aderentes e internautas - que têm percorrido nossas páginas e nos alimentado com seu grande e valioso incentivo -, NOSSA SINCERA GRATIDÃO!


Oswaldo Luiz Alves

Scientific Editor do LQES Website e do Boletim Eletrônico LQES NEWS.

 © 2001-2017 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco