Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
pontos de vista
artigos de revisão

artigos de opinião

editoriais

entrevistas

divulgação geral

divulgação LQES

 
EDITORIAIS

Oito anos do Boletim LQES News e do LQES Website : mais de 1.600.000 acessos !


Com o número 165, o Boletim Eletrônico LQES News completa 8 anos. Não deixa de ser um momento de grande contentamento para aqueles que fazem o LQES News e o LQES Website. Afinal de contas, não é fácil manter um Boletim Eletrônico quinzenal por este tempo, sem qualquer quebra de periodicidade.

Mas os números - para quem gosta de estatísticas -, não ficam somente com a cifra de mais de um milhão e seiscentos mil acessos. O LQES News, no período 2001-2008, publicou 1251 notícias, 96 artigos de opinião, 33 entrevistas e 91 artigos de divulgação abrangendo os diferentes aspectos da C, T&I.

O LQES NEWS fica hospedado no LQES Website, que conta também com várias rubricas: as Bibliotecas LQES, LQES Responde, Monografias LQES, LQES Index, Glossário LQES, entre outras, além das informações institucionais sobre o Laboratório de Química do Estado Sólido (alunos, produtividade científica e tecnológica, etc.). O LQES Website possui o mais amplo e abrangente repositório sobre Nanociência e Nanotecnologia - em língua portuguesa -, disponível na Internet. Destaque especial vai para a rubrica NanoRiscos que contém o que de mais importante foi publicado e discutido sobre essa candente questão fora dos muros acadêmicos.

A experiência do LQES Website, alicerçada no Observatório LQES de C, T&I, está sendo transferida para a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI, através da edição mensal do Boletim Em Foco Nano - ABDI, que se encontra em sua quinta edição, veiculando notícias nacionais e internacionais de interesse dos diferentes setores da economia brasileira.

Por fim, os aderentes: são 3325, e recebem, a cada quinze dias, o Boletim Eletrônico LQES NEWS pelo seu e-mail no Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Espanha, Uruguai e Argentina, isto sem contar os internautas que viajam pela rede.

Realmente, 1.600.000 acessos em 8 anos é para nós um número notável. Sobretudo para um site não comercial, que desde sua criação teve como norte informar, formar, difundir e discutir, de forma qualificada, as grandes questões da Ciência, Tecnologia e Inovação e suas implicações sobre o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia para o Brasil e o mundo, au-delà dos viéses políticos ou partidários.

Números à parte, fica nosso grande agradecimento a todos aqueles que, direta ou indiretamente, nos ajudaram e continuam ajudando a dar forma a este sonho e a concretizar nossos objetivos: VOCÊ.

No Editorial de fevereiro de 2010, esperamos ter mais novidades ainda, pois acreditamos que mesmo no cenário mais pessimista da crise mundial estaremos atentos e firmes, fazendo de tudo para que nada abale nossas crenças e interrompa essa viagem. Contamos com VOCÊS!


Oswaldo Luiz Alves
Editor Científico do Boletim Eletrônico LQES News e do LQES Website.


 © 2001-2017 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco