Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
pontos de vista
artigos de revisão

artigos de opinião

editoriais

entrevistas

divulgação geral

divulgação LQES

 
EDITORIAIS

LQES NEWS e LQES Website : uma década on-line !


Com esta edição, a de número 217, o LQES News completa uma década de atividades. Neste período, muitas coisas aconteceram que fizeram com que o LQES News (como é carinhosamente chamado) se consolidasse e hoje se constitua numa das atividades mais destacadas do Laboratório de Química do Estado Sólido, do Instituto de Química da Unicamp.

Dentre as driving-forces, desta já longa viagem, estão os aderentes do Boletim Eletrônico LQES - News e do LQES Website. São mais de 5100 "amigos do LQES", que recebem quinzenal e gratuitamente (sem que nunca tenha ocorrido uma perda de periodicidade ou atraso sequer), o seu Boletim com notícias de Ciência, Tecnologia e Inovação, os editoriais, os artigos de opinião, as entrevistas...

Outro fato que fortalece nossa convicção no projeto é medido pelos acessos: mais de 2.500.000 (dois milhões e meio) acessos ao site nestes 10 anos! Hoje a média mensal é de 25-30 mil acessos.

O LQES News já veiculou mais de 1500 notícias sobre os mais diferentes assuntos de C,T&I, porém é na nanotecnologia que tem o seu chef d'orchestre. Não temos dúvida de que constituímos um dos mais importantes acervos desta emergente área do conhecimento, em língua portuguesa, na rede.

Os fatos mais relevantes da nano foram destacados nas rubricas do Boletim Eletrônico LQES News. Hoje é possível acompanhar pelas notícias do acervo o desenvolvimento temporal de vários produtos, desde sua concepção em laboratórios universitários e centros de pesquisa, até sua comercialização. Todo este amplo leque de informações vem das atividades do Observatório LQES de C,T&I, que funciona como nossa grande parabólica.

No ano de 2010, lançamos duas novas rubricas: o LQES Channel e o Ano Internacional da Química 2011. Na primeira, utilizando a plataforma YouTube, passamos a disponibilizar vídeos sobre atividade científica e divulgação do Laboratório de Química do Estado Sólido. Na segunda, estamos veiculando histórias, biografias, realizações e curiosidades sobre o mundo da Química, seus conhecidos e também desconhecidos personagens.

O LQES é um projeto "artesanal". Em vários momentos, sua Equipe discutiu e ficou tentada a trilhar outro caminho. Entretanto, esta decisão fica cada vez mais irremediavelmente adiada. Como no mundo do jazz, fica difícil fazer improviso lendo a partitura. Soa falso! Hoje, para nós, é muito clara nossa vocação: somos um misto de informação, divulgação e formação, tarefa a um só tempo delicada e enorme, mas absolutamente prazerosa e gratificante.

Durante estes 10 anos, vários fatos robusteceram, ainda mais, nossa crença no trabalho que realizamos. Um deles está ligado ao uso (para elaboração de questões ou de "coletâneas") de notícias veiculadas no Boletim Eletrônico LQES NEWS, em vestibulares de importantes universidades públicas brasileiras. Outro é que várias associações científicas, profissionais e blogs utilizam as informações do Boletim, total ou parcialmente, em seus sites. Ainda outro: o fato do LQES Website servir de plataforma de densificação de conhecimentos para a rubrica Saiba Mais, do Boletim Eletrônico Nano Em Foco, publicado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Um último fato, que consideramos relevante, na medida em que chegou a nós na forma de um depoimento espontâneo. Agora, em 2011, um de nossos aderentes nos disse ter começado a ler o Boletim Eletrônico LQES News, quando ainda era estudante de graduação e fazia Iniciação Científica. Disse-nos ainda ter atravessado toda sua pós-graduação e seu pós-doutoramento acompanhando o Boletim. Hoje, contratado como docente por uma grande universidade pública brasileira de pesquisa, continua lendo e recomenda a leitura tanto aos seus estudantes de graduação, como aos seus "pupilos" de Iniciação Científica. Seria muito difícil imaginar que isto pudesse vir a acontecer, quando lançamos o primeiro número do Boletim, no início de 2001.

Por tudo isto, agradecemos a todos os amigos do LQES, seus aderentes, colaboradores e aos membros da Equipe Editorial, na figura de sua Managing Editor Maria Isolete Alves (mais conhecida como MIA), cuja tenacidade, entusiasmo e dedicação emprestados ao Boletim nos dão a certeza de estarmos trabalhando lado a lado com a qualidade e a paixão.

Vida longa ao Boletim Eletrônico LQES NEWS! É nisso que apostamos.


Oswaldo Luiz Alves
Editor Científico do Boletim Eletrônico LQES News e do LQES Website.


 © 2001-2017 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco