Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
pontos de vista
artigos de revisão

artigos de opinião

editoriais

entrevistas

divulgação geral

divulgação LQES

 
EDITORIAIS

2011, Fim de Ano !


2011 está chegando ao fim! Ao mesmo tempo vêm se despedindo o Ano Internacional da Química (AIQ) e o décimo ano de vida do LQES Website e de seu Boletim Eletrônico LQES NEWS.

A Química neste ano contou com grande visibilidade. Tendo Marie Curie como a grande homenageada do AIQ, foram realizadas milhares de atividades no mundo inteiro, sendo uma das mais importantes o Experimento Global da Água - pH do Planeta, experimento este que, no Brasil, foi realizado em escolas de todo o País. Ficam aqui nossos efusivos cumprimentos à Sociedade Brasileira de Química, Inomat, CRQ 4ª. Região (SP), Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), entre outras instituições e várias empresas, cujo apoio e contribuições foram fundamentais para o sucesso desta iniciativa no Brasil.

De forma mais modesta, o LQES também participou do AIQ. Foram várias palestras em diferentes estados brasileiros, divulgando a Química e a Nanotecnologia, a distribuição da Cartilha Sobre Nanotecnologia, editada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), além de uma rubrica exclusiva no LQES Website, na qual foram veiculadas histórias, curiosidades e outros assuntos ligados à Química e ao AIQ.

Tão importante quanto o Ano Internacional é a continuação da divulgação da Química e de sua importância para a sociedade moderna em 2012, 2013, 2014... Esta atitude concreta fará com que a Química continue fazendo parte da agenda internacional, como uma das soluções para vários problemas mediatos e imediatos ligados à saúde, agricultura, meio ambiente, alimentos.... A Química efetivamente está no ponto central do desenvolvimento das nações. Todas as nações desenvolvidas têm uma Química forte. Por isso é importante continuarmos e consolidarmos os enormes e positivos ganhos de imagem e de percepção pública obtidos em 2011. Devemos ter presente que isto não foi sempre assim!

Do lado do LQES Website e do Boletim Eletrônico LQES NEWS, o ano também foi de muito trabalho. Além da ampliação do acervo de informações e notícias sobre C,T&I, com ênfase nas nanotecnologias, o Website ganhou o LQEScience, um canal YouTube onde são mostrados vídeos envolvendo as atividades de pesquisa desenvolvidas no Laboratório de Química do Estado Sólido, do Instituto de Química da Unicamp. O grande destaque do LQEScience foi o vídeo sobre o NanoMickey, que recebeu mais de 6.000 acessos.

O número de aderentes do LQES Website aumentou em 2011. Já passa de 5600, os quais recebem as edições do LQES NEWS quinzenalmente. Por outro lado, o LQES Website recebeu neste ano mais de 200.000 acessos, o que dá uma média de cerca de 17.000 acessos/mês. Em toda a história do LQES Website são mais de dois milhões e meio de acessos!

Os desafios para 2012 são grandes, como também são grandes nossos planos!

Esperamos novamente poder contar com nossos aderentes, com os sites que replicam nossos conteúdos (mais de uma centena!) e com os internautas que, em suas andanças pela rede, acabam entrando e percorrendo nossas avenidas que, acreditamos, estão sempre ensolaradas com conhecimento e informações.

A todos vocês, agradecemos a grande fidelidade, fidelidade esta que renova nossas energias e nos faz trabalhar, acreditar e fazer avançar, ainda mais, o Projeto LQES.

A todos desejamos Boas Festas e um Ano 2012, Novo!, com muitas e boas realizações.

Até 16 de janeiro próximo!


Oswaldo Luiz Alves
Scientific Editor do LQES Website e do Boletim Eletrônico LQES NEWS.


 © 2001-2017 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco