Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
pontos de vista
artigos de revisão

artigos de opinião

editoriais

entrevistas

divulgação geral

divulgação LQES

 
EDITORIAIS

Boletim LQES NEWS : tricentésima edição !


Diz o dito popular que "não somente de sonhos vive o homem". Podemos dizer que isto, talvez, não seja totalmente verdadeiro. Faz quase 14 anos que mantemos o "sonho" de veicular quinzenalmente, sem nenhuma falha de periodicidade, o Boletim Eletrônico LQES NEWS.





Foram incontáveis os desafios deste Projeto, desde sua concepção, até a sua concretização e continuidade. Foi preciso encontrar a linguagem, o formato, resolver as questões de conteúdo e linha editorial sem que tivéssemos à mão uma formação profissional em comunicação. Adiciona-se a isso, a meta ambiciosa de levar informação científica da maior qualidade para o grande público que percorre as "alamedas" da internet e, especialmente, instigar positivamente, uma grande legião de iniciados em ciência (pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, vestibulandos, entre outros).

Em suas diversas rubricas são tratados os mais diferentes temas relacionados com C,T &I, na forma de notícias, entrevistas, artigos de opinião, editoriais, artigos de divulgação, para ficar somente nesses.

Hoje os aderentes do Boletim LQES NEWS passam de 6.000 e recebem quinzenalmente o Boletim.

O Boletim já veiculou mais de 2.000 notícias de C, T&I percorrendo as rubricas de: eletrônica, optoeletrônica/fotônica, informática e telecomunicações, energia, fármacos, medicina e saúde, materiais, meio ambiente e as nanotecnologias.

Nestas 300 edições visitaram o LQES Website, site que hospeda o Boletim, mais de três milhões e cem mil internautas (> 3.100.000) o que fez com que o site recebesse mais de 220.000 visitas/ano. Esses números ajudam a alimentar diuturnamente os nossos devaneios. Outro ponto que tem sido motivo de grande felicidade neste Projeto é que muitas vezes constatamos que nossas notícias acabam por "pautar", até mesmo, a grande imprensa. A base das notícias veiculadas é o Observatório LQES, que antena quase tudo do que acontece em C,T&I no Brasil e no mundo. Mais de 100 sites em 50 países alimentam todo este processo que se inicia com a coleta, seguida da triagem, checagem e edição em português.

A replicação das notícias veiculadas pelo Boletim também é um dos pontos de destaque deste Projeto. Agências de financiamento, Conselhos Regionais Profissionais, Associações de Classe, Sindicatos, Sociedades Cientificas, Academias, Universidades, Escolas de 2o. Grau e Técnicas, Cursos Pré-Vestibulares e um incontável número de blogs estão entre aqueles que fazem o LQES NEWS percorrer, muitas vezes, caminhos inesperados e inéditos. Um destes caminhos é a utilização das matérias e notícias veiculadas do Boletim como coletânea de questões de exames vestibulares de importantes universidades brasileiras e exames nacionais de avaliação de ensino.

Um dos acervos mais importantes constituídos pelas edições do Boletim está ligado às nanotecnologias. Sem medo de errar, trata-se de um dos mais completos acervos sobre esta área do conhecimento em língua portuguesa. É possível ao trilhar as notícias ter uma idéia bastante precisa do desenvolvimento das nanotecnologias nos seus mais diversos aspectos em todo o mundo. Estas informações têm povoado textos de teses e dissertações e, até mesmo, de publicações científicas. Em algumas temáticas, tais como, fulerenos, nanotubos, grafeno, nanopartículas e nanoriscos, as informações estão reunidas na forma de Hot Temas.

Vale destacar que os países lusófonos, Angola, Cabo, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, além dos países latino-americanos, também fazem parte da audiência do Boletim LQES NEWS e do Website LQES.

Finalmente, deixamos claro que nada disso teria acontecido sem a intensa dedicação de vários colaboradores. Agradecemos a todos e, temos a certeza, que sem eles seria praticamente impossível fazer deste sonho um "sonhar acordado".


Oswaldo Luiz Alves
Editor Científico do LQES NEWS e do Website LQES.


 © 2001-2017 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco