Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
pontos de vista
artigos de revisão

artigos de opinião

editoriais

entrevistas

divulgação geral

divulgação LQES

 
EDITORIAIS

Cortes de verbas em CT&I e Educação : graves consequências !


Todas as vezes que a situação econômica do Brasil passa por dificuldades o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e, consequentemente, todo o sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação sofre importantes cortes de verbas, inaugurando uma nova era de incertezas. Há algum tempo o país não passava por tal situação.

Hoje, os pesquisadores há mais tempo no sistema relembram - tentando colocar em prática -, suas estratégias de sobrevivência, enquanto os mais novos vivem seus primeiros momentos de insegurança. Tais oscilações nunca foram benéficas às atividades de ciência, tecnologia e inovação nacionais. Conseguem, no limite, não apenas determinar a quebra do entusiasmo, mas também fazem com que programas e projetos, laboriosamente concebidos, comecem a ser interrompidos ou deixem de ser concluídos dentro de sua proposta inicial. Em muitos casos, as perdas e prejuízos são i-nes-ti-má-veis, podendo vir a comprometer anos e anos de trabalho, com impacto sobre o desenvolvimento nacional.

Apesar da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Sociedades Científicas e vários pesquisadores de relevância nacional e internacional terem demonstrado sua preocupação com esta situação, enviando cartas e manifestos à Presidência da República e aos ministérios afeitos à questão de C, T, I e Educação, o quadro não vem apresentando sintomas reais em direção à melhora.

É importante que a comunidade científica se dê - efetivamente -, conta desta conjuntura, usando todo seu poder de convencimento para fazer com que tal situação não fique circunscrita aos muros acadêmicos. A sociedade brasileira em geral necessita ser bem informada sobre a relevância destes problemas, sobretudo suas consequências para o futuro do país, que depende da pesquisa científica e tecnológica de qualidade para tornar nossas empresas competitivas e inovadoras abrindo, assim, as possibilidades para a geração de novos empregos.

Têm sido publicados muitos artigos e manifestos sobre esta questão. Julgamos importantíssimo não só apenas o conhecimento dos mesmos, como também a realização de importantes reflexões ensejadas por sua leitura, que levem, sobretudo, à concretização de ações em defesa da C, T, I e Educação nacionais.

Nesta linha o LQES NEWS disponibiliza vários materiais que tratam desta situação que foram recentemente veiculados em diferentes meios de comunicação.

Oswaldo Luiz Alves
Editor Científico


Ciência brasileira entra em crise com perda de recursos

Fiscal crisis has Brazilian scientists scrambling

MCTI negocia 'resgate' de US$ 2,5 bilhões do BID para a ciência brasileira

SBPC e ABC ganham o apoio da ANM na luta pelos recursos destinados à CT&I

MCTI busca alternativas para ampliar orçamento diminuído por cortes

Ministro discute prioridades com relator setorial do Orçamento da União

Cortes na pós-graduação comprometem pesquisas, alertam representantes de universidades

SBBq envia carta à Dilma contra cortes na Capes

 © 2001-2017 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco