Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
pontos de vista
artigos de revisão

artigos de opinião

editoriais

entrevistas

divulgação geral

divulgação LQES

 
EDITORIAIS

LQES NEWS chega a sua edição 400.


Chegamos a edição 400 ! A ficha ainda não caiu completamente ! Lá, já se vão, quase 18 anos! Muitas exclamações explícitas para dizer que valeu e, está valendo a pena, continuar e fazer avançar esta aventura.

A motivação inicial veio do fato de que era importante divulgar ciência, tecnologia e inovação no mais alto nível, trabalhando a linguagem de modo a construir um universo semântico que pudesse ser entendido e absorvido por uma audiência formada por alunos de graduação, pós-graduandos, pesquisadores, amantes da ciência e público em geral.

Os desafios neste sentido foram enormes passando desde o desafio das adequações linguísticas, do equilíbrio na edição de conteúdos, familiaridade com ferramentas computacionais muito novas, do ataque de hackers, até aquele que tira o sono de qualquer editor de um boletim quinzenal: não deixar perder a periodicidade.

Fomos aprendendo com o projeto em movimento, com as muitas críticas construtivas (algumas vezes ácidas) dos amigos e colegas. O projeto, assim, foi se conformando. En bref (como dizem os franceses): hoje o Boletim LQES NEWS têm mais de 7.000 aderentes e já ultrapassou um total de 6,5 milhões de acessos.

No caminho da edição 400 várias decisões importantes foram tomadas. A primeira, logo nos primeiros anos, foi eleger as nanotecnologias como um dos carros-chefes da linha editorial. Isto fez com que o acervo do Boletim se transformasse no mais importante repositório de informações sobre esta plataforma de conhecimento em nosso país, fazendo parte da bibliografia de teses, artigos acadêmicos ou não e documentos oficiais. O fato do Boletim ser indexado (ISBN) conferiu a ele tal situação.

A segunda decisão, esta mais recente, foi a introdução no Boletim de textos em inglês, com a rubrica "As Mined". Não foi uma decisão fácil, mas acreditamos que estamos no caminho certo pois não só houve um aumento dos acessos, como também, comentários altamente positivos de nossos aderentes. O impacto interno desta decisão fez com que a função de Editor Científico agora se confunda com a função de Curador.

Abusando da paciência de nossos aderentes e leitores, vamos a alguns números gerais do Boletim: mais de 2600 notícias de CT&I; mais de 170 artigos de opinião; mais de 80 editoriais; mais de 40 entrevistas; mais de 100 artigos de divulgação, entre outros. Todo este material está depositado no site LQES (http:lqes.iqm.unicamp.br) podendo ser acessado gratuitamente.

Merece destaque o fato de que muitas notícias e temas veiculados no Boletim serviram para pautar matérias na grande imprensa, revistas, jornais e sites universitários, bem como enunciados de questões de exames nacionais de avaliação e de vestibulares de universidades brasileiras.

Neste momento, só nos resta agradecer a todos que direta ou indiretamente participaram ou estão participando desta jornada. Nossos agradecimentos especiais à nossa editora de conteúdo Maria Isolete Alves e ao nosso webmaster Paulo Amaral que navegam conosco desde o primeiro içar velas.

Vamos em frente rumo a edição 500. Não nos falta entusiasmo, paixão e, principalmente o generoso apoio daqueles que compartilham os portos, avenidas, bulevares e esquinas do Boletim e do site LQES.


Oswaldo Luiz Alves
Scientific Editor e Curador


 © 2001-2018 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco