Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
 vivência lqes
LQEScience

LQES index

monografias LQES

mérito LQES

métodos, processos e técnicas

galeria de imagens

imagem do mês

visitas e encontros

 
Mérito LQES - Prêmios e Distinções




A rubrica Mérito LQES - Prêmios e Distinções, tem por finalidade divulgar todas as situações onde os Membros do LQES - Laboratório de Química do Estado Sólido, tenham tido o seu mérito reconhecido ou tenham sido objeto de distinções e homenagens, como fruto do desenvolvimento de suas atividades acadêmicas.


Trabalhos e Teses Premiadas

Prêmio da Associação Brasileira de Cerâmica com o trabalho: "Vidros de Metais Pesados Para Dispositivos Ópticos", de autoria de O.L. Alves e L.C. Barbosa, apresentado no XXXV Congresso Brasileiro de Cerâmica/Ibero-Americano de Ceramicas, Vidrios y Refractários, Belo Horizonte, MG, 1991.

Trabalho premiado pela Divisão de Química de Materiais da Sociedade Brasileira de Química na XVIII Reunião Anual com o título: "Obtenção De Materiais Vitreos Via Incorporação de Carbonilas Metálicas em Matrizes Porosas" de autoria de A.J.G. Zarbin, M.D. Vargas e O.L. Alves, 1995.

Trabalho premiado pela Divisão de Química de Materiais da Sociedade Brasileira de Química na XVIX Reunião Anual com o título: "Novos Compósitos Vidro/polímero Condutor" de autoria de A.J.G. Zarbin, M.-A De Paoli e O.L. Alves, 1996.

Trabalho premiado no IX Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry com o título : "Effect of the PO4/Ce ratio on the formation of fibrous cerium(IV) phosphate self supported sheets", de autoria de C. Veríssimo e O.L. Alves, 1998.

Odair Pastor Ferreira
Prêmio UNESCO-ORCYT de Teses de Mestrado Defendidas em Instituições Acadêmicas do Mercosul Ampliado. Título: "Desenvolvimento de materiais porosos bidimensionais, à base de Al3+ e M2+ (Zn, Mg), para uso na remediação de efluentes de indústrias têxteis", (Orientador: O. L. Alves), 2002.

Prêmio "The Best Poster", com o trabalho: "Microstructural control of inorganic materials via latex spheres or emulsion templating and preparation of macroporous inorganic materials/semiconductor composites", de autoria de Carla Veríssimo e O. L. Alves, apresentado no Materials Chemistry Forum - 0Porous Materials and Molecular Intercalation, Royal Society of Chemistry, Madrid, Spain, 2002.

Trabalho premiado pela Divisão de Química de Materiais da Sociedade Brasileira de Química na XXVII Reunião Anual/XXVI Congreso LatinoAmericano de Química com o título : "Morfosíntese: réplica inorgânica da esponja vegetal Luffa Cylindrica" de autoria de I.O. Mazali e O.L. Alves, 2004.

Trabalho premiado pela Divisão de Química de Materiais da Sociedade Brasileira de Química na XXVII Reunião Anual/XXVI Congreso LatinoAmericano de Química com o título: "Ecomateriais: nanotubos de metais de transição aplicados na degradação fotocatalítica de corantes reativos", de autoria de I.S.G. Moraes, O.P. Ferreira, O.L Alves, N. Duran e M.I.M.S. Bueno, 2005.

Invited Paper no European Materials Research Society - Spring Meeting (E-MRS 2005) (Estrasbourg, França) com o trabalho: "Integrated Chemical Systems Built Using Nanoporous Glass/Ceramics as Substrates", de autoria de O.L. Alves, I.O. Mazali and R. Romano, 2005.



Aulas Magnas e Aulas Inaugurais

Oswaldo Luiz Alves
Aula Magna do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Inicio das atividades de 2003, "Tendências, Perspectivas e Desafios da Química na Virada do Século", Rio de Janeiro, 2003.

Oswaldo Luiz Alves
Aula Magna do Programa de Doutorado em Física do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará, "Supramoléculas e Nanotecnologia Molecular: A emergência da complexidade", Fortaleza, 2003.

Oswaldo Luiz Alves
Eleito pela Comunidade Científica do Estado de São Paulo para a lista triplice enviada ao Governador do Estado de São Paulo para a escolha do Membro do Conselho Superior da FAPESP, Representante das Instituições Públicas, Privadas e Institutos de Pesquisa do Estado de São Paulo, 2º candidato mais votado com 199 votos, 2001.


Atualizado em julho de 2005.



<< voltar para mérito LQES

 © 2001-2017 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco