vivência lqes

imagem do mês

visitas e encontros

VISITAS E ENCONTROS - PROFESSOR C. N. R. RAO

Visita do Professor C. N. R. Rao, do Instituto Indiano de Ciências (IIS), Bangalore, India, ao LQES (1998).

O Professor Rao é um eminente cientista indiano e tem dado importantes contribuições à Química do Estado Sólido e de Materiais - tanto em nível conceitual quanto através da publicação de livros sobre esta área do conhecimento químico.

Foi um dos pioneiros, entre os químicos modernos, a considerar na Química do Estado Sólido suas implicações para um grande número de fronteiras da Química.

Suas áreas de pesquisa estão relacionadas com espectroscopia vibracional infravermelho e Raman; propriedades magnéticas e eletrônicas de óxidos, sulfetos e materiais relacionados; supercondutividade à altas temperaturas; química do estado sólido preparativa; transições de fase em sólidos; iônica do estado sólido; espectroscopia eletrônica; materiais amorfos; superfícies de sólidos; efeito foto-acústico; simulação computacional; química do estado sólido teórica; mecânica quântica e estatística da matéria condensada; novos compostos de carbono : fulerenos, nanotubos, etc.

É autor de vários livros, dentre os quais destacamos : "Chemical Approaches to the Synthesis of Inorganic Materials" (1994) e "New Directions in Solid State Chemistry" (1986 e 2ª edição em 1997). Este último, uma verdadeira "bíblia" da área da Química do Estado Sólido, recebeu o seguinte comentário da conceituada revista Chemistry in Britain : " ...no serious student of solid state chemistry ...can afford to be without ready acess to this book. It contributes to the structure and respectability of the subject and will be a standard text for many years to come".

Professor Rao é um cientista extremamente ativo, que participa dos mais importantes congressos e simpósios da área. Em Bangalore, India, onde realiza seus trabalhos, é Diretor da Solid State and Structural Chemistry Unit, do Indian Institute of Science e do Jawaharlal Nehru Centre for Advanced Scientific Research. Na década de 90, seu laboratório no Indian Institute recebeu o título de Centre of Excelence in Chemistry, passando a receber financiamento direto do Council for Scientific and Industrial Research. Em várias oportunidades o nome do Professor Rao tem sido cogitado para o Prêmio Nobel de Química.

Sua visita

Visitou o LQES e o Instituto de Química da UNICAMP de 9-11 de julho de 1997, quando proferiu a notável conferência "Some Aspects of Fullerenes, Carbon Nanotubes and Related Materials".