Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
 o laboratório
histórico

missão

a identidade visual lqes

proposta de trabalho

repercussões

facilidades laboratoriais

facilidades instrumentais

indicadores de produtividade

estrutura organizacional

normas de segurança

código de ética

localização

 
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

1. Definição de perfis e atividades básicas

Coordenador Científico

Coordenar as atividades técnico-científicas realizadas no LQES, compreendendo a orientação acadêmica, supervisão de Projetos de Pós-Doutorado, Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica. Coordenar os Projetos junto às agências de fomento (FAPESP, CNPq, CAPES, FINEP, etc.), Programas do Núcleo de Excelência em Química de Materiais (NEXQM-PRONEX - MCT) e Centro de Pesquisa em Ótica e Fotônica (CEPID/CEPOF - FAPESP). Coordenar a consecução e a atualização dos indicadores de produtividade científica do LQES (trabalhos publicados, comunicações em congressos, patentes, etc.). Captar recursos financeiros oriundos dos projetos aprovados pelo LQES e realizar sua gestão. Selecionar os membros da Equipe. Realizar anualmente o Workshop LQES, visando a avaliação e definição das metas anuais do Laboratório. Coordenar as atividades de extensão do LQES (cursos extra-curriculares, conferências, seminários, etc.).

Pós-doutorandos e Récem-Doutores

Desenvolver pesquisas científicas e/ou tecnológicas originais, de interesse do LQES e de seus programas de cooperação. Participar da Orientação dos alunos de Mestrado e Iniciação Científica. Atuar sobre o funcionamento e manutenção de instrumentos do Laboratório. Participar da redação de trabalhos, comunicações e patentes produzidos pelo LQES, nos quais tenham tido participação relevante que possa caracterizá-los como co-autores. Coordenar as atividades de seminários do LQES (Seminários de Apresentação de Projeto, Seminários de Progresso). Participar da gestão administrativa do Laboratório (relacionamento com fornecedores, acompanhamento de aquisições, etc.).

Doutorandos

Cumprir os créditos para obtenção de sua titulação, visando ao aprimoramento de sua formação. Desenvolver trabalho de pesquisa original, de natureza científica e/ou tecnológica, de interesse do LQES, ou em colaboração com outras estruturas às quais o LQES está associado. Elaborar Relatórios de Progresso semestrais de suas atividades. Manter o mais alto nível de performance no desenvolvimento da pesquisa e de outras atividades acadêmicas. Redigir comunicações para congressos. Elaborar pôsteres e fazer a apresentação dos trabalhos em congressos nacionais e internacionais, segundo rigor exigido pelo Laboratório. Realizar cursos extra-curriculares, de interesse para a sua formação. Proferir Seminários de Progresso. Participar no processo de inserção, nas diferentes atividades do LQES, de alunos de Iniciação Científica e Mestrado. Administrar, sob supervisão, os recursos das reservas técnicas e taxas de bancada. Redigir trabalhos científicos e técnicos, oriundos de sua atividade de pesquisa. Atualizar-se quanto ao uso de programas computacionais mais largamente utilizados pela comunidade. Participar da elaboração de Projetos de Iniciação Científica. Realizar contato com fornecedores do Laboratório. Manter em perfeita ordem, no "Caderno de Laboratório", as anotações de suas atividades de laboratório. Manter-se atualizado com a bibliografia em Química. Estar ao corrente das Normas de Segurança do Instituto de Química - UNICAMP. Desenvolver atividades laboratoriais que gerem o mínimo de passivo ecológico.

Mestrandos

Cumprir os créditos para a obtenção da titulação à qual se propõe. Desenvolver pesquisa original, de natureza científica, visando completar sua formação universitária. Elaborar Relatórios de Progresso semestrais de suas atividades. Manter o mais alto nível de performance no desenvolvimento da pesquisa e de outras atividades acadêmicas. Redigir as comunicações e elaborar pôsteres para apresentação em congressos nacionais. Proferir seminários de progresso. Adestrar-se na utilização dos programas computacionais mais largamente utilizados pela comunidade. Participar ativamente das atividades do Laboratório. Manter-se atualizado com a bibliografia científica da área. Manter em perfeita ordem, no "Caderno de Laboratório", as anotações e suas atividades no Laboratório. Estar ao corrente das Normas de Segurança do Instituto de Química - UNICAMP. Desenvolver atividades laboratoriais que gerem o mínimo de passivo ecológico.

Não-graduados (Iniciação Científica)

Realizar Projeto de Pesquisa, de caráter formativo, e complementar ao curso de graduação, sob supervisão de doutorandos e pós-doutorandos. Introduzir-se nas técnicas de laboratório, instrumentais e de análise de resultados, levando em conta seu estágio no curso de graduação. Participar de eventos destinados a apresentação de trabalhos de Iniciação Científica. Apresentar elevado rendimento acadêmico e assiduidade nas disciplinas da graduação (tais aspectos serão levados em conta quando da seleção dos candidatos e para sua continuidade no LQES). Manter em perfeita ordem, no "Caderno de Laboratório", as anotações de suas atividades de laboratório. Desenvolver a capacidade de leitura e interpretação da literatura em Química. Estar ao corrente das Normas de Segurança do Instituto de Química - UNICAMP. Desenvolver atividades laboratoriais que gerem o mínimo de passivo ecológico.

Técnicos de Laboratório

Realizar experimentos específicos e atender as demandas relativas às facilidades do Laboratório. Administar o patrimônio instalado do LQES. Encaminhar pedidos de aquisição aos fornecedores e realizar contatos com as esferas técnicas e administrativas do Instituto de Química e da Administração Central da UNICAMP. Supervisionar os recursos associados às reservas técnicas e taxas de bancada. Supervisionar as condições gerais de trabalho do Laboratório. Cuidar da aplicação das Normas de Segurança e Procedimentos de Boas Práticas de Laboratório. Responsabilizar-se quanto à manutenção dos equipamentos de segurança, reagentes controlados, estoques de reagentes e gases, computadores, etc. Apresentar Relatórios Semestrais sobre a situação do Laboratório, propor melhorias e novas aquisições pertinentes ao bom andamento dos trabalhos.

2. Equipe Atual

  • Estudantes de Pós-Doutorado

    • Marcelo de Sousa - NanoBioss MCTI
    • Carlos Henrique Zanini Martins - NanoBioss MCTI
    • Ana Paula de Melo Monteiro Modesto


  • Estudantes de Doutorado

    • Leandro Carneiro Fonseca - Capes
    • Luis Augusto Visani de Luna - CNPq
    • Djalma Lucas de Sousa Maia - Capes


  • Estudantes de Iniciação Científica

    • Ana Carolina Bernardes - LQES


  • Técnico de Laboratório - Nível Superior

    • Paulo Sérgio do Amaral - Unicamp


 © 2001-2017 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco