publicações

comunicações internacionais

comunicações nacionais

bases de publicação

Material poroso bidimensional para a descoloração de efluentes têxteis contendo corantes aniônicos e sua reciclagem

RESUMO

A presente invenção se refere a um material poroso bidimensional, hidróxido duplo lamelar, constituído de magnésio e alumínio como cátions metálicos e nitrato como ânion, com razão Mg^ 2+^/Al^ 3+^ igual a dois, para a descoloração de efluentes têxteis contendo corantes aniônicos, em seu pH original, e redução da concentração de ânions inorgânicos presentes em tais efluentes. O processo permite uma eficiência de descoloração acima de 98%. Além da descoloração, há também uma redução de 35% da DQO e 40% do COT. Através de uma metodologia bastante simples, o hidróxido duplo lamelar utilizado no tratamento do efluente foi reciclado. Trata-se da decomposição térmica dos corantes e ânions inorgânicos sorvidos, seguida pela adição do produto de decomposição em uma nova amostra do efluente. A eficiência de descoloração na reciclagem está acima de 92 % e não há alterações significativas nas propriedades de sorção, sendo possível a utilização do material de partida por, no mínimo, cinco vezes.

Informações Adicionais: Vitrine tecnológica.

Notícias:
Material reduz impacto ambiental da indústria têxtil.

Novo material para a remediação de efluentes de indústrias têxteis.

Tese realizada no LQES recebe prêmio internacional.

IQ transfere tecnologia "ecologicamente correta".

Inovação que protege o meio ambiente.

THE INOVA SUCCESS STORY – TECHNOLOGY TRANSFER IN BRAZIL.

Sem resíduos tóxicos.

Do conhecimento ao mercado.

14º Encontro Anual da Indústria Química foi um sucesso.

Empresas e pesquisadores recebem Prêmio Abiquim de Tecnologia.

Tecnologias para a sociedade.

Inovação: quando a ciência chega ao nosso cotidiano.

Contech em apresentação sobre nanotecnologia do Senai na Bienal do Livro.

Remediação de Efluentes de Indústrias Têxteis.