Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
publicações
livros

artigos de capa

trabalhos publicados em revistas

teses

patentes lqes

trabalhos publicados em congressos

comunicações internacionais

comunicações nacionais

dossier lqes

bases de publicação

 

LIVROS E PUBLICAÇÕES ESPECIAIS



O FNDCT GERA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO


A Academia Brasileira de Ciências produziu uma revista de divulgação intitulada “O FNDCT gera Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento“, enviada para todos os deputados e senadores.
Os parlamentares tem a possibilidade de, ainda este mês, derrubarem os vetos presidenciais formalizados na Lei Complementar nº 177 de 12/01/2021, que ao retomar antigas práticas de contingenciamento, impedem que os recursos arrecadados junto ao setor privado sejam utilizados plenamente no seu objetivo legal: o financiamento de ciência, tecnologia e inovação.
Tais vetos representam uma ameaça grave à ciência brasileira e inviabilizam projetos de interesse nacional.
A publicação da ABC ressalta que áreas estratégicas de grande relevância são e devem continuar sendo apoiados com recursos do FNDCT: inclusão digital, computação quântica,

tecnologias para vigilância de fronteiras, inteligência artificial, manufatura avançada, agricultura 5.0, nanotecnologia, genômica e bioeconomia são alguns exemplos.
Fundamentais para assegurar a soberania nacional, ampliar a competitividade do Brasil no mercado internacional e garantir a inclusão social da população brasileira, essas áreas necessitam de financiamento urgente e contínuo.
A redação da publicação foi assumida por um grupo de Acadêmicos liderado pelo vice-presidente da ABC para a Região NE&ES, Jailson Bittencourt de Andrade.
A revista destaca informações fundamentais que podem auxiliar os parlamentares a entender a importância da liberação dos recursos contingenciados, para que sejam aplicados naquilo a que foram destinados: ciência, tecnologia e inovação – ou seja, num futuro melhor para o país e no bem-estar da população brasileira.



Título: O FNDCT gera Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento
Autores: Grupo de Redação - Adalberto Luis Val, Ado Jório de Vasconcelos, Alicia
Juliana Kowaltowski, Alvaro Toubes Prata, Antonio Gomes de Souza Filho, Elibio
Leopoldo Rech Filho, Elisa Maria da Conceição Pereira Reis, Helena Bonciani Nader,
Jailson Bittencourt de Andrade, Manoel Barral Netto, Marcelo Torres Bozza Marcia,
Cristina Bernardes Barbosa, Mariangela Hungria da Cunha, Nadya Araujo Guimarães,
Oswaldo Luiz Alves, Paulo Arruda, Roberto Kant de Lima, Ruben George Oliven e
Wanderley de Souza

Páginas: 12
Ano de Publicação: 2021
Editora: ABC - Academia Brasileira de Ciências
http://www.abc.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Revista_FNDCT_
ABC.pdf





RUMO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL


Em 17 de março de 2021, comemoramos uma vitória para o Brasil: foi derrubado o veto 2/2021 à Lei Complementar no 177, de 12/01/2021. Na prática, a derrubada do veto impediu o contingenciamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), garantindo que a totalidade dos recursos arrecadados por este fundo seja utilizada para o financiamento de projetos públicos e privados em ciência, tecnologia e inovação. Garantido o direito ao uso dos recursos do FNDCT, nos deparamos, agora, com o próximo desafio. Como alocá-los de modo que sejam priorizados os projetos de maior importância para o Brasil – aqueles que vão gerar desenvolvimento e ajudar na resolução de grandes problemas nacionais? Ciência, tecnologia e inovação requerem planejamento e financiamento adequados e de longo prazo. Trata-se de atividades complexas e continuadas, que requerem infraestrutura sofisticada, excelente sistema

educacional e apoio orçamentário e social. O desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil depende da continuidade de seus projetos. A cada vez que interrompemos um projeto por falta de recursos, corremos o risco de atrasar pesquisas e desperdiçar os recursos já investidos e os resultados já obtidos – daí a importância de prover apoio financeiro a projetos já avaliados e aprovados, que aguardam recursos para cumprir seus objetivos. Nesta publicação, a Academia Brasileira de Ciências propõe algumas áreas prioritárias para alocação dos recursos do FNDCT, visando a ciência e a inovação tecnológica e social.



Título: Rumo ao Desenvolvimento Sustentável do Brasil
Autores: Grupo de Redação - Adalberto Luis Val, Ado Jório de Vasconcelos, Alicia
Juliana Kowaltowski, Alvaro Toubes Prata, Antonio Gomes de Souza Filho, Elibio
Leopoldo Rech Filho, Elisa Maria da Conceição Pereira Reis, Helena Bonciani Nader,
Jailson Bittencourt de Andrade, Manoel Barral Netto, Marcelo Torres Bozza Marcia,
Cristina Bernardes Barbosa, Mariangela Hungria da Cunha, Nadya Araujo Guimarães,
Oswaldo Luiz Alves, Paulo Arruda, Roberto Kant de Lima, Ruben George Oliven e
Wanderley de Souza

Páginas: 08
Ano de Publicação: 2021
Editora: ABC - Academia Brasileira de Ciências
http://www.abc.org.br/wp-content/uploads/2021/03/FNDCT-liberado-Rumo-ao-Desenvolvimento-Sustent%C3%A1vel-do-Brasil-1.pdf




BENEFÍCIOS E RISCOS DAS NANOTECNOLOGIAS


Esta é a segunda separata produzida pelo CNPEM. O primeiro documento, lançado em dezembro de 2018, abordou o tema “Eletrificação de veículos e o futuro do etanol combustível no Brasil”. Esta nova edição foi elaborada a partir dos debates do Workshop “Benefícios e Riscos das Nanotecnologias”, realizado em 12 de março de 2019, no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, por iniciativa do Laboratório Nacional de Nanotecnologia, um dos quatro Laboratórios Nacionais do CNPEM. Agradecemos a dedicação dos integrantes do Grupo de Trabalho, Diego Stéfani Teodoro Martinez, Yara Csordas e Oswaldo Luiz Alves, e a Adalberto Fazzio, Diretor do LNNano, pela sua valiosa contribuição ao evento.

Registramos especial agradecimento aos participantes do Workshop: Alexander Hiroshi Kasama (Petrobrás), Augusto Teruo Morita (Senai), Bruno Lima (NChemi), Danielle Paixão Cavalcanti (Cristália), Denise das Mercês Camarano (CDTN), Giuliana Piovesan (Cristália), Joaquim A. Machado (CGEE), José Luiz Zotin (Petrobrás), Leandro Antunes Berti (MCTIC), Leonardo Fernandes Fraceto (Unesp), Lucas Tognoli Leite (NChemi), Marcelo Catanoce Gandur (3M), Marisa Rizzi (Cristália), Patricia Tavares Magalhães de Toledo (CNPEM), Paulo Gandolfi (3M), Silvia Stanisçuaski Guterres (UFRGS), Valtecir Zucolotto (USP) e Wilson Engelmann (Unisinos). Finalmente, agradecemos aos Diretores dos demais Laboratórios Nacionais do CNPEM, Kleber Gomes Franchini (LNBio), Eduardo do Couto e Silva (LNBR) e Yves Petroff (LNLS), assim como ao Diretor Científico do LNNano, Edson Roberto Leite, por seus comentários e sugestões, fundamentais para a elaboração deste documento. Esperamos que esta Separata possa contribuir para o debate e a regulação dos nanomateriais e dos procedimentos em nanotecnologia no Brasil, assim como para a formulação de políticas públicas.



Título: Benefícios e Riscos das Nanotecnologias
Autores: Diego Stéfani Teodoro Martinez, Yara Csordas, Oswaldo Luiz Alves e Adalberto Fazzio (Grupo de Trabalho)

Páginas: 29
Ano de Publicação: 2020
Editora: CNPEM - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
https://cnpem.br/wp-content/uploads/2019/10/SEPARATA-CNPEM-02_Benef%C3%ADcios-e-riscos-das-nanotecnologias.pdf




PROJETO DE CIÊNCIA PARA O BRASIL


Projeto de Ciência para o Brasil é resultado de um trabalho de quase dois anos, que envolveu mais de 180 cientistas. Atuando em diferentes grupos, eles produziram documentos analíticos e propositivos sobre a ciência e a inovação no Brasil. Este é um livro voltado para o futuro, que expõe o cenário atual da inovação tecnológica e das pesquisas em várias áreas do conhecimento, de forma acessível ao público leigo, motivando-o a um envolvimento maior com a ciência e a inovação. Ao mesmo tempo, propõe políticas públicas para que o país possa se beneficiar da fronteira do conhecimento, em benefício de sua população e de seu protagonismo internacional. Com esta publicação, a ABC reafirma seu perfil de centro de pensamento sobre o Brasil, reunindo os melhores cientistas de todas as áreas para refletir sobre o país e debater e formular propostas de políticas públicas. Colabora, assim, para a construção de uma agenda positiva,

necessidade urgente em um país que atravessa crise profunda e que carece de um projeto de Estado rumo a um desenvolvimento sustentável, nos âmbitos econômico, social e da natureza.



Título: PROJETO DE CIÊNCIA PARA O BRASIL
Autores: Grupo de Redação - Mais de 180 Pesquisadores e Cientistas. Jerson Lima Silva, José Galizia Tundisi (coordenadores).

Páginas: 400
Ano de Publicação: 2018
Editora: CNPEM - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
http://www.abc.org.br/wp-content/uploads/2018/05/Projeto-de-Ciencia-
para-o-Brasil.pdf




HIGH VALUE MANUFACTURING: ADVANCED RESEARCH IN VIRTUAL AND
RAPID PROTOTYPING


Book Description:

High Value Manufacturing is the result of the 6th International Conference on Advanced Research in Virtual and Rapid Prototyping, held in Leiria, Portugal, October 2013. It contains current contributions to the field of virtual and rapid prototyping (V&RP) and is also focused on promoting better links between industry and academia. This volume comprises a collection of more than 110 reviewed papers which cover a wide range of topics, such as Additive and Nano Manufacturing Technologies, Biomanufacturing, Materials, Rapid Tooling and Manufacturing, CAD and 3D Data Acquisition Technologies, Simulation and Virtual Environments, and novel applications. High Value Manufacturing is intended for engineers,

designers and manufacturers who are active in the fields of mechanical, industrial and biomedical engineering.



Título: High Value Manufacturing: Advanced Research in Virtual and Rapid Prototyping
Editor: Paulo Bártolo et al.
Authors: R.S. Almeida, M.A. d'Ávila, D.S.T. Martinez and O.L. Alves
Contribution: "Nanocomposite polycaprolactone/carbon nanotube processed
by electrospinning applying of AC"


Pages: 217-219
Year of Publication: 2013
House: CRC Press, Francis & Taylor, London, UK
ISBN 9781138001374
http://books.google.com.br/books




NANOTOXICOLOGY: MATERIALS, METHODOLOGIES, AND ASSESSMENTS


Book Description:

Exposure to nanosized particles during manufacture and use is likely to increase in the coming years in relation to the expanding applications of nanotechnology. The field and associated literature of nanotoxicology has also grown rapidly as a result of these developing risk factors. This book takes a systematic approach to the field, beginning with a detailed introduction to engineered nanostructures, followed by a section on the methodologies used in research on cytotoxicity and genotoxicity, and concluding with the evidence for the cyto- and genotoxicity of specific nanoparticles. Didactic aspects are emphasized in all chapters, making the book suitable for a broad audience ranging from advanced undergraduate and graduate students to researchers in academia and industry.



Título: Nanotoxicology: Materials, methodologies, and assessments
Editores: Nelson Durán, Silvia S. Guterrez and Oswaldo L. Alves

Pages: 400
Chapters: 17
Year of Publication: 2013
House: Springer, USA
ISBN 978-3-642-24427-8
http://www.amazon.com/Nanotoxicology-Materials-Methodologies




SMART NANOCOMPOSITES RESEARCH COMPENDIUM. VOLUME 1

Book Description:

This book compiles articles from the Smart Nanocomposites Journal. Topics discussed include two different chemical routes to obtain graphene or few-later graphite; gas sensors based on multiwall carbon nanotubes decorated with different metal oxides nanoparticles; mechanism of multi-wall nanotube nucleation based on Mullins-Sekerka instability; self assembly of silicon nanoislands on crystalline silicon under a photoactive layer; and synthesis of light emitting SiOx Layers with calculable optical properties.



Título: Smart Nanocomposites Research Compendium. Volume 1
Editor: Kirill Levine
Authors: A. Abbaspourrad, C. Verissimo, R.V. Gelamo, M.M. da Silva, A.R. Vaz, F.P.M. Rouxinol, O.L. Alves and S.A. Moshkalev
Contribution: "Gas Sensors Based on Multiwall Carbon Nanotubes Decorated
with Different Metal Oxides Nanoparticles", Chapter 2

Pages: 13-20
Year of Publication: 2013
House: Nova Publishers, USA
ISBN: 978-1-62257-337-0




RECENT PATENTS ON NANOTECHNOLOGY

Recent Patents on Nanotechnology publishes review and research articles, and guest edited thematic issues on recent patents in the field of nanotechnology. A selection of important and recent patents on nanotechnology is also included in the journal. The journal is essential reading for all researchers involved in nanotechnology.



Title: Recent Patents on Nanotechnology
Editor: Editor-in-Chief : Eduardo Ruiz-Hitzky (CSIC, Madrid, Spain); Co-Editor-in-Chief:
Pilar Aranda (CSIC, Madrid, Spain); Associate Editor: Cengiz S. Ozkan
(University of California, Riverside, USA); Regional Editor (Latin-America): Oswaldo
Luiz Alves (LQES, Unicamp, Brazil
)

House: Bentham Science Publishers LTD., USA
ISSN: 1872-2105




NANOMUNDO - UM UNIVERSO DE DESCOBERTAS E POSSIBILIDADES

Da compreensão da matéria como um todo até o mergulho no limite de suas partículas mais ínfimas, a nanotecnologia deixa de ser somente mais uma das grandes fronteiras da ciência contemporânea para constituir também uma verdadeira aventura pelo mundo que conhecemos. Ao estudar o papel de cada parte no todo, surgem incontáveis possibilidades de reorganizar as estruturas de tudo que a natureza nos oferece, a fim de alcançar objetivos antes tidos como inatingíveis. Essa é a grande promessa na busca de medicamentos mais eficazes, produtos industriais mais resistentes e econômicos, computadores mais rápidos, novas fontes de energia limpa e uma série de novas tecnologias ambientalmente sustentáveis. Ela revela todo um universo de possibilidades e progresso tecnológico ainda por ser conquistado. No livro NanoMundo - Um universo de descobertas

e possibilidades, a SENAI-SP Editora lança uma luz sobre esta vertente novíssima da ciência, disseminando o seu conhecimento numa linguagem acessível para todos que se interessem pelo assunto, independente da área de estudo ou experiência profissional.



Título: NanoMundo - Um universo de descobertas e possibilidades
Contribuição: Entrevista (exclusiva na íntegra): "Visão Panorâmica da Nanotecnologia"

Páginas: 64-72
Ano de Publicação: 2012
Número de páginas: 140
Editora: SENAI-SP Editora (editora@sesisenaisp.org.br)
ISBN 978-85-65418-22-5




NANOTECNOLOGIAS: SUBSÍDIOS PARA A PROBLEMÁTICA
DOS RISCOS E REGULAÇÃO

O estudo tem por objetivo oferecer informações consolidadas aos pesquisadores, empresários e entidades que lidam com o assunto, no que diz respeito aos riscos da nanotecnologia e suas implicações sobre as questões regulatórias.
Além disso, uma de suas funções foi coligir um conjunto de bibliografias atinente aos temas tratados, e, também, aspectos relacionados com normas, projetos/programas e empresas que produzem equipamentos de segurança para trabalhos na área (pesquisa e indústria).



Título: Nanotecnologias: subsídios para a problemática dos riscos e regulação
Autor: Oswaldo Luiz Alves

Páginas: 52
Ano de Publicação: 2011
Editora: Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI




CARTILHA SOBRE NANOTECNOLOGIA

Um dos pontos importantes identificados para o desenvolvimento das nanotecnologias não está ligado apenas aos seus inúmeros benefícios, mas também aos riscos que poderiam ocasionar ao meio ambiente e ao homem. A relevância desta atividade é atestada pela existência de vários produtos contendo esta tecnologia e que estão sendo consumidos em nível mundial e, logicamente, também no Brasil. A Cartilha introduz a nanotecnologia falando das escalas de tamanho, da nanotecnologia na natureza, de como se faz nanotecnologia..., tudo em linguagem simples, sem qualquer rebuscamento, porém rigorosa, visando dar ao leitor a idéia mais clara possível deste instigante ramo da pesquisa científica. O texto avança para as aplicações da nanotecnologia, procurando mostrar sua cadeia de valor e as aplicações que geraram produtos, tanto no mercado internacional quanto os

produtos brasileiros. A Cartilha faz, também, considerações sobre uma nanotecnologia segura, sua relação com políticas públicas e a questão de uma "nanogeopolítica", esta ligada aos insumos existentes no Brasil para o desenvolvimento da nanotecnologia. Como adendos, a Cartilha apresenta - para aqueles que desejarem se aprofundar no assunto -, uma vasta bibliografia, sobretudo calcada em documentos de agências internacionais como a OCDE, ISO, EPA, FDA, NIOSH, entre outras, além da indicação de empresas voltadas para a fabricação de equipamentos de segurança para as nanotecnologias.



Título: Cartilha sobre Nanotecnologia
Autor: Oswaldo Luiz Alves

Páginas: 52
Ano de Publicação: 2010
Editora: Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI




TALENTOS PARA INOVAÇÃO

Este documento é constituído de uma introdução que mostra o lugar estratégico da inovação decorrente do seu impacto econômico. Por esta razão, numerosos países têm desenvolvido iniciativas pela inovação. No Brasil, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial decidiu promover a Iniciativa Nacional de Inovação - INI, encarregando a ABDI de coordenar as ações mobilizadoras definidas pelo referido Conselho. No âmbito dessa mobilização, promovida pela ABDI, se insere o projeto "Talentos para Inovação" que realizou uma série de workshops com representantes da comunidade científica e tecnológica das áreas de Engenharias, Física, Matemática e Química e da comunidade empresarial, nos quais foram apresentadas diferentes modelos cooperativos tanto em formação de recursos humanos como em organização da pesquisa, as principais estratégias utilizadas e as dificuldades encontradas na cooperação entre universidade e empresa.



Título: Talentos para Inovação
Contribuição: depoimento apresentado na rubrica modelos bem sucedidos de Inovação (Química)

Páginas: 71 a 74
Ano de Publicação: 2010
Editora: Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI




ADVANCES IN NANOTECHNOLOGY: VOLUME 2



The terms "nanoscience and nanotechnology" refer to the synthesis, characterisation, exploration and application of nanostructured materials. There is an increasing awareness that the nanomechanical properties of living cells and the extracellular microenvironment are intimately linked to their underlying physiology in health and disease. The recent literature on cell nanomechanics is reviewed in this book and the relevance of this science to the development of nanomedicine is discussed. Furthermore, the data on the 2-line ferrihydrite structure and texture is analysed, as well as its methods for preparation and catalytic properties. In addition, a simple method to initiate polymerisation by irradiation, without any added initiators, is reviewed. The authors of this book also discuss the perspectives of future development of the photocatalytic systems based on nanostructured semiconductors, and the ways for their further perfection are outlined, broadening the number of known nanophotocatalysts and photocatalytic processes, as well as the benefits of the utilisation of such systems in modern nanotechnologies. Other chapters in this book discuss the results of X-ray diffraction, transmission electron microscopy, and Raman spectroscopy for SnO2, TiO2 and CeO2 nanocrystals. The applications of amorphous metal alloys, as well as its benefits and disadvantages are also discussed.

This proceedings volume reflects the current trends and advances in the field of nanomaterials, which will certainly continue to attract the attention of materials scientists around the globe. It will therefore be a valuable reference for materials scientists, chemists and physicists working in academia, national and industrial laboratories.



Preface

Nanostructured Conducting Polymers & their Nanocomposites: Classification, Properties, Fabrication & Applications; Semiconductor Nanoparticles in Photocatalysis: The Present Status & Perspectives; Amorphous Nickel Alloy Catalysts: Research, Technology & Application; Morphology Changes in Carbon Nanoparticles due to Different Atom Arrangements; Cellular Nanomechanics in Nanomedicine; Size-Controllable Synthesis & Characterisation of Wide Band Gap Semiconductor Oxide Nanoparticles; Pt/Mesoporous Carbon Nanocatalysts for Polymer Electrolyte Fuel Cell; Catalysts Based on the Nanodispersed Metastable Iron Oxyhydroxide, 2-Line Ferrihydrite; Novel Hollow Lotus-Like ZnO Assemblies Fabricated in the Presence of F127 Triblock Copolymers; Synthesis & Optical Properties of Polymer Functionalized Inorganic Nanoparticles; Nanomedical Research from Thailand: An Overview; Protein Bonding Effect of Gold Nanoparticle in Seminal Fluid: Implication for Infertility; Size of Vector in Gene Transfer: An Important Determinant; DEAE-Dextran & DEAE-Dextran-MMA Graft Copolymer for Non-viral Delivery of Nucleic Acids; Index.



Title: Advances in Nanotechnology: Volume 2
Editors/Orgs.: Zacharie Bartul and Jérôme Trenor
Authors: Italo O. Mazali, Antonio G. de Souza Filho and Oswaldo Luiz Alves
Contribution: "Synthesis and Characterization of Wide Band Gap
Semiconductor Oxide Nanoparticles",
Chapter 6

Pages: 297-323
Year of Publication: 2010
House: Nova Publishers, USA
ISBN: 978-1-60876-199-9




NANOPOROUS MATERIALS

This proceedings volume contains selected and peer-reviewed original oral and poster contributions to be presented at the 5th International Symposium on Nanoporous Materials, Vancouver, Canada, May 25-28, 2008. It presents recent scientific advances in the area of nanoporous materials, especially those with ordered pores of sizes between 1 and 50 nm, their synthesis, characterization and applications in adsorption, catalysis, bio-related processes, environmental cleanup and nanotechnology. A unique feature of this volume is the wide variety of nanoporous materials covered, ranging from ordered silica nanostructures, silicas with incorporated organic and inorganic species, ordered nanoporous carbons and polymers, metal organic frameworks, nanostructured catalysts to nanoporous films, membranes and monoliths.

This proceedings volume reflects the current trends and advances in the field of nanomaterials, which will certainly continue to attract the attention of materials scientists around the globe. It will therefore be a valuable reference for materials scientists, chemists and physicists working in academia, national and industrial laboratories.



Contents:
  • Mesoporous Silicas
  • Si-Containing Mesoporous Inorganic Frameworks
  • Mesoporous Zeolites
  • Mesoporous Organosilicas
  • Non-siliceous Inorganic Nanomaterials
  • Porous Polymers and Polymer/Inorganic Nanocomposites
  • Mesoporous Carbons
  • Nanoparticles Assembly
  • Adsorption on Nanostructured Materials
  • Nanostructured Catalysts
  • Catalytic Applications of Nanoporous Materials
  • Environmental Applications of Nanoporous Materials
  • Bio-related Applications of Mesoporous Materials


Title: Nanoporous Materials-Proceedings of the 5th International Symposium.
Vancouver, Canada 25 - 28 May 2008

Editors/Orgs.: Abdelhamid Sayari (University of Ottawa, Canada) and Mietek
Jaroniec
(Kent State University, USA)
Authors: Alexilda O. de Souza, Maria do Carmo Rangel and Oswaldo Luiz Alves
Contribution: "Catalytic Properties of Platinum (II) Exchanged Zirconium
Phosphate for WGSR"
, Chapter 11: Nanostructured Catalysts

Pages: 617-624
Year of Publication: 2008
House: World Scientific Publishing, New Jersey, USA




TALENTOS PARA INOVAÇÃO

Este documento é constituído de uma introdução que mostra o lugar estratégico da inovação decorrente do seu impacto econômico. Por esta razão, numerosos países têm desenvolvido iniciativas pela inovação. No Brasil, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial decidiu promover a Iniciativa Nacional de Inovação - INI, encarregando a ABDI de coordenar as ações mobilizadoras definidas pelo referido Conselho. No âmbito dessa mobilização, promovida pela ABDI, se insere o projeto "Talentos para Inovação" que realizou uma série de workshops com representantes da comunidade científica e tecnológica das áreas de Engenharias, Física, Matemática e Química e da comunidade empresarial, nos quais foram apresentadas diferentes modelos cooperativos tanto em formação de recursos humanos como em organização da pesquisa, as principais estratégias utilizadas e as dificuldades encontradas na cooperação entre universidade e empresa.



Título: Talentos para Inovação
Contribuição: depoimento apresentado na rubrica modelos bem sucedidos de Inovação (Química)

Páginas: 56 a 59
Ano de Publicação: 2007
Editora: Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI




NANOTECNOLOGIA

Resumo Executivo

Íntegra do estudo sobre Nanotecnologia

A nanotecnologia, manipulação de átomos para construir estruturas de tamanhos microscópicos, é o assunto deste estudo conduzido pelo NAE e realizado pelos pesquisadores Oswaldo Luiz Alves, Fernando Galembeck e Márcia Maria Rippel. O estudo é dividido em três documentos, que tratam das estratégias governamentais e empresariais em diversos países do mundo, do desenvolvimento científico e do mapeamento da competência nacional em nanociência e nanotecnologia desde a década de 90. Também faz parte do trabalho o relatório final da Consulta Delphi em Nanociência e Nanotecnologia (NanoDelphi), que teve o objetivo de priorizar os investimentos nesta área no Brasil. Há, ainda, um resumo executivo elaborado pelo NAE com a síntese dos documentos




Título: Nanotecnologia
Autor: Oswaldo Luiz Alves
Contribuição: Coordenacão do estudo de prospecção em nanotecnologia para o Centro
de Gestão e Estudos Estratégicos/Núcleo de Estudos Estratégicos da Presidência da República

Páginas: 197
Ano de Publicação: 2007
Editora: CGEE/NAE




NECESSIDADES E PERSPECTIVAS DA QUÍMICA BRASILEIRA E A
FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DO FUTURO




Com o objetivo de analisar a configuração atual do processo de formação e organização da pesquisa na área de Química e sua adequação às perspectivas e necessidades para as atividades econômicas e para o delineamento de políticas sociais no Brasil, a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) iniciaram um Programa denominado: "O FUTURO DA PESQUISA NO BRASIL - Perspectivas e Necessidades da Química para a Próxima Década".



Título: Necessidades e Perspectivas da Química Brasileira e a Formação do Profissional do Futuro
Contribuição: artigo - Contribuição à organização da pesquisa em química e os desafios da interação com outras áreas do conhecimento

Páginas: 118
Ano de Publicação: 2005
Editora: Sociedade Brasileira de Química (SBQ) / Centro de Gestão e Estudos
Estratégicos (CGEE)
ISSN: 0100-4042




PARCERIAS ESTRATÉGICAS

A publicação do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), do MCT, apresenta neste número um especial sobre Nanotecnologia e Nanociência, com artigos de pesquisadores e especialistas de instituições nacionais e estrangeiras.



Faça o download da versão integral em PDF do número 18 de Parcerias Estratégicas aqui.



Título: Parcerias Estratégicas
Autor: Oswaldo Luiz Alves
Contribuição: artigo - Nanotecnologia, nanociência e nanomateriais: quando a distância entre presente e futuro não é apenas questão de tempo

Páginas: 248
Ano de Publicação: 2004
Editora: CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Brasília, DF
ISSN: 1413-9375




QUÍMICA VERDE EN LATINOAMÉRICA

"La idea de este libro es mostrar que hay iniciativas individuales dentro de los químicos de Latinoamérica y nosotros esperamos que logre estimular acciones concertadas entre los diferentes grupos. El libro está escrito en el idioma original de los investigadores (Español o Portugués) para facilitar el acceso a los estudiantes. Desafortunadamente no hay trabajos representativos de todos los países lo cual no indica que no haya más grupos de investigación trabajando en el área. La ausencia de contribuciones provenientes de investigado-
res de algunos países es fundamentalmente debido a que algunos colegas que fueron invitados no lograron realizar su contribución para la fecha establecida.
El libro tiene 18 capítulos que involucran química de productos naturales, síntesis orgánica, catalizadores sólidos, reacciones en sistemas organizados, fotoquímica, líquidos iónicos y aditivos para la industria del petróleo. Uno de los capítulos está

fundamentalmente orientado a destacar la importancia de la Educación de la sociedad. Dos de los capítulos están relacionados a temas debioremediación que son importantes teniendo en cuenta que en la actualidad existen grandes áreas contaminadas. En todos los capítulos los autores exponen una introducción general del tema y luego se describen las investigaciones relevantes de la literatura y las realizadas por su grupo de investigación. En todos los casos se cuenta con referencias bibliográficas para que, quienes deseen, puedan ampliar los conocimientos en un determinado tema".



Título: Química Verde em Latinoamérica
Editores: Pietro Tundo e Rita Hoyos de Rossi
Autores: Oswaldo Luiz Alves, Iara de Fátima Gimenez e Odair Pastor Ferreira
Contribuição: capítulo - Desenvolvimento de ecomateriais: materiais porosos
para aplicação em Green Chemistry (Química Verde)


Páginas: 353
Ano de Publicação: 2004
Editora: IUPAC - International Union of Pure and Applied Chemistry e Inca - Consorzio Interuniversitario "La Chimica per l'Ambiente", Buenos Aires, Argentina
ISBN: 88-88214-16-X




A QUÍMICA MODERNA E SUAS APLICAÇÕES
NEOQUÍMICA


Neoquímica é um livro singular e fascinante - um mostruário da química moderna. Ele destaca as mais importantes evoluções da química nos últimos 30 anos, tratando das últimas tendências em pesquisa em uma grande variedade de campos, teóricos e experimentais.
O livro tem 17 capítulos, apresentando temas diferentes da química, desde a descoberta de novos elementos e de técnicas sintéticas até o projeto de drogas e materiais. Os autores são os químicos mais importantes do mundo na sua área de atuação. A obra conta também com a contribuição de diversos ganhadores do Prêmio Nobel e é fartamente ilustrado, com fotografias e diagramas explicativos. Escrito em estilo agradável, é um texto capaz de interessar aos cientistas de todas as áreas e uma referência indispensável às pessoas que desejam saber mais sobre a química moderna.



Título: Neoquímica - A Química Moderna e suas Aplicações
Autores: Nina Hall e colaboradores
Coordenadores da Edição em Português: Paulo Sérgio Santos e Oswaldo Luiz Alves
Contribuição: Tradutores - Paulo Sérgio Santos, Oswaldo Luiz Alves, Célio Pasquini e Gianluca Camillo Azzellini

Páginas: 392
Ano de Publicação: 2004
Editora: Bookman, Porto Alegre, RS
ISBN: 85-363-0343-3




A QUÍMICA NO BRASIL ATRAVÉS DA QUÍMICA NOVA


Esta Edição Especial reúne vários artigos e editoriais publicados em QUÍMICA NOVA (QN) a partir da criação da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), em 1977. Esta foi a melhor maneira que os editores encontraram para mostrar o desenvolvi
mento da Química brasileira nos últimos 27 anos. Nesse período, a Química e o Brasil mudaram bastante.
Criada no fim dos anos de chumbo, a SBQ pôde observar a grande evolução que a ciência química sofreu no país, em paralelo com o processo de redemocratização, marcado pela ida da população às ruas clamando por "diretas já" na primeira metade da década de 1980, a eleição e o "impeachment" de um Presidente, no início da década de 1980, e a plenitude democrática atingida com eleições livres de um professor/cien-

tista e, recentemente, de um operário/líder sindical para a presidência do Brasil. Esta Edição, ao reeditar artigos e editoriais de QN confirma oque todos estão cansados de ouvir: A Química é a área das ciências exatas que mais cresce no País.



Título: A Química no Brasil Através da Química Nova
Editores: Angelo C. Pinto, Jailson B. de Andrade, Paulo C. Vieira, Vera L. Pardini
Autor: Oswaldo Luiz Alves
Contribuição: Várias - Editoriais, artigos, etc.

Páginas: 412
Ano de Publicação: 2004
Editora: SBQ - Sociedade Brasileira de Química, São Paulo, SP




CONHECIMENTO CIENTÍFICO E VIDA COTIDIANA

Privilegiando as múltiplas e complexas relações entre o conhecimento científico e vida cotidiana, a Estação Ciência - USP realizou, em 2002, a 7a Mostra de Material de Divulgação e Ensino das Ciências, que envolveu diferentes segmentos da educação e divulgação científica: professores, pesquisadores, instituições de ensino e pesquisa, empresas fabricantes, fornecedores de material didático e jornalistas.
Com uma programação ampla e diversificada incluindo mesas-redondas, palestras, oficinas pedagógicas, aulas-espetáculo e apresentação de trabalhos, buscou-se refletir sobre as formas, recursos e significados do que nos é dado conhecer hoje sobre ciência e tecnologia e sobre o seu reconhecimento como algo inerente às nossas vidas. As reflexões, discussões e práticas ali desenvolvidas estão compiladas neste livro, como uma tentativa de torná-las permanentes e acessíveis a um número maior de pessoas interessadas.



Título: Conhecimento Científico e Vida Cotidiana
Organizador: Cauê Matos
Autor: Oswaldo Luiz Alves
Contribuição: artigo - Novos desafios da química e sua interação com a sociedade

Páginas: 334
Ano de Publicação: 2003
Editora: Terceira Margem, São Paulo, SP
ISBN: 85-87769-55-3




SÃO PAULO EM PERSPECTIVA

Este número continua avaliando o tema "Pesquisa e Conhecimento: instituições", tendo em vista compor um abrangente cenário da produção técnico-científica no país, aprofundar os debates para equacionar obstáculos, demonstrar as potencialidades desta área e também oferecer subsídios para intervenções e elaboração de políticas públicas neste setor.
Diferentes concepções e resultados vêm marcando o processo de produção de pesquisa e conhecimento no país. As instituições universitárias são preparadas pela necessidade de equacionar a relação entre ensino e pesquisa, desenvolvimento tecnológico e condição de humanidade. Elas se encontram no interior de transformações radicais colocadas por uma

sociedade da informação e que engendram novos desafios a serem assimilados pelas academias. Assim, ganham cada vez maior significação questões como financiamentos e fomento à pesquisa e tornam-se relevantes as experiências e projetos que tenham como objetivo trazer as novas possibilidades tecnológicas para a prática do ensino e da pesquisa.



Título: São Paulo em Perspectiva
Sub-Título: Pesquisa e Conhecimento: Instituições - II
Autores: Anibal Eugênio Vercesi, Daniel Joseph Hogan, Ivan Chambouleyron, José
Maria Martins, José Roberto de França Arruda, Oswaldo Luiz Alves, Paulo Arruda
e Rodolfo Hoffmann
Contribuição: artigo - Desafios da Pesquisa no Brasil: uma contribuição ao debate

Páginas: 83
Ano de Publicação: 2002
Editora: Fundação Seade
ISSN: 0102-8839




MAIS VAGAS COM QUALIDADE
O DESAFIO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Este livro trata de questões candentes para o presente e o futuro do ensino superior no Brasil. Dentre estas, a mais central hoje é certamente a ampliação do acesso às universidades publicas. O desafio é fazê-lo mantendo - e se possível melhorando - a qualidade do ensino. O texto conclama ao envolvimento de todos os setores responsáveis - parlamentares, professores e administradores - na superação deste desafio.
A necessidade de uma profunda reforma curricular é discutida. A principal motivação para este debate é a urgência do nosso país em reverter a estatística perversa, sem paralelo no mundo contemporâneo, da maciça participação do setor privado, na maioria das vezes com fins lucrativos, no ensino superior.
Fórum de Reflexão Universitária da Unicamp.



Título: Mais Vagas com Qualidade - O Desafio do Ensino Superior no Brasil
Organizador: I. Chambouleyron
Autores: Anibal Eugênio Vercesi, Daniel Joseph Hogan, Ivan Chambouleyron,
José Maria Martins, José Roberto de França Arruda, Oswaldo Luiz Alves,
Paulo Arruda e Rodolfo Hoffmann
Contribuição: capítulo - A questão do aumento de vagas na Unicamp: idéias
para uma reestruturação do ensino de graduação

Páginas: 122
Ano de Publicação: 2001
Editora: Editora da Unicamp, Campinas, SP
ISBN: 85-268-0567-3




(CON)TEXTOS DE UM PRESIDENTE DE SOCIEDADE CIENTÍFICA

Nossa intenção com esta publicação é, tão somente, deixar um registro para a Sociedade e para a Comunidade do que foram aqueles dias, ao mesmo tempo que nos permite agradecer a ambos, não apenas pela inigualável oportunidade de nos ter propiciado um melhor entendimento da Ciência e Tecnologia em nosso país, mas também pela dimensão da responsabilidade de se fazer Ciência num país de profundos contrastes, diferenças regionais e exclusão, sem jamais perdermos a crença de que o jogo não está perdido. Muito pelo contrário...



Título: (Con)textos de um Presidente de Sociedade Científica
Autor: Oswaldo Luiz Alves

Páginas: 118
Ano de Publicação: 2000
Editora: Axxis Associados, Campinas, SP


 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco