lqes cultural

cultura das ciências

links culturais

CULTURA DA QUÍMICA

Milton Santos, geógrafo brasileiro.

A página inicial do Google homenageou Milton Santos, geógrafo brasileiro, com uma ilustração no Doodle Celebration Today. Em 1º de outubro de 1994, ele recebeu o Prêmio Internacional de Geografia Vautrin Lud, pela sua contribuição com a geografia do Brasil.

Nascido em 3 de maio de 1926, em Brocas de Macaíba (BA), Santos se formou em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e fez doutorado em Geografia pela Universidade de Estrasburgo. Ele trabalhou como jornalista, redator e professor.

Milton Santos, geógrafo brasileiro.

Foto: FLICR

Na UFBA como acadêmico, ele criou o Laboratório de Geociências, e ainda foi diretor da Imprensa Oficial da Bahia, presidente da Fundação Comissão de Planejamento Econômico do Estado da Bahia, e representante da Casa Civil do presidente Jânio Quadros na Bahia, em 1961.

Por causa do golpe militar em 1964, ele passou a ser professor itinerante em diversos países e faculdades: Toulouse, Bordeaux e Paris-Sorbonne, na França; no MIT (Massachusetts Institute of Technology) e na Columbia University nos Estados Unidos; nas universidades de Toronto (Canadá), Caracas (Venezuela) e Dar-es-Salam (Tanzânia).

Doodle Milton Santos.

Foto: Reprodução/Google

O geógrafo retornou ao Brasil em 1977, quando voltou a lecionar em instituições nacionais, tais como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de São Paulo (USP) e UFBA. Doze universidades brasileiras e sete universidades estrangeiras lhe deram o titulo de Doutor Honoris Causa.

Santos publicou em 1978, o livro "Por uma Geografia Nova", no qual critica os parâmetros existentes e pede pela renovação dessa ciência. Depois ele lançou mais obras, as quais permitiram novos estudos para entender a organização da geografia nos tempos atuais.

Ele faleceu em 24 de junho de 2001 em São Paulo (SP). Atualmente, o portal Milton Santos atua como acervo de textos, livros e outros documentos do pesquisador. Também é possível ter acesso ao currículo e biografia de Santos, e conhecer o Programa de Bolsas Milton Santos, voltado para iniciação científica de estudantes da UFBA.

O Google ainda publicou um vídeo no YouTube com um resumo da história do pesquisador.

Galileu. Posted: out 2018.