pontos de vista

divulgação geral

divulgação LQES

ARTIGOS DE OPINIÃO

Pronunciamento do Professor Oswaldo Luiz Alves - Vice presidente da Academia Brasileira de Ciências - Regional São Paulo.

Bom-dia a todas e todos!

Primeiramente, gostaria de saudar meus colegas de mesa: Marco Antonio Zago (Presidente da FAPESP), Vahan Agopyan (Reitor da USP) e José Roque da Silva (Diretor do CNPEM-Campinas).

Quero também saudar, na pessoa do Prof. Sylvio Canuto, Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade de São Paulo,  todas as autoridades universitárias aqui presentes e, na pessoa  do Prof . Adalberto Fazzio, Diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia do CNPEM, todos os Membros da Academia.

Minha saudação aos Professores, estudantes de pós-graduação e graduação e amigos da Ciência.

Uma saudação especial aos Novos Membros Afiliados, seus Familiares e Amigos.

Não poderia deixar de saudar a todos em nome do Prof. Luiz Davidovich, Presidente da Academia Brasileira de Ciências que, por motivos de convalescência de um procedimento cirúrgico, não pôde estar conosco neste evento.

Senhoras e Senhores !

Que minhas primeiras palavras sejam de agradecimento a todos que se deslocaram de diferentes locais do Estado e da Cidade de São Paulo para prestigiar este evento e, sobretudo, prestigiar os Novos Membros Afiliados da Academia que serão diplomados no dia de hoje.

Este momento reveste-se de grande significado, uma vez que a já centenária Academia Brasileira de Ciência tem, mais uma vez, a oportunidade de reforçar o seu protagonismo na defesa da educação, ciência, tecnologia  e  inovação - não só como eixos estruturantes do desenvolvimento nacional - mas também como uma das formas de combater e lutar pela redução da pobreza, em alinhamento claro com a Agenda 2030 da ONU.

Vivemos, Senhores, uma quadra altamente crítica em nosso país, na qual afloram, diariamente, problemas políticos, econômicos, éticos, de corrupção, de intolerância racial e de gênero, a ponto de jovens invadirem escolas e atirarem em outros jovens por motivos, certamente, dos mais torpes.

Todo este clima traz de volta a sombra do obscurantismo, que impacta sobremaneira a Ciência e o Conhecimento, obscurantismo cuja manifestação é tipificada  pelos movimentos anticiência que têm  contaminado vários governantes, numa clara investida de desconstruir discursivamente a credibilidade da ciência. As mudanças climáticas e, agora, a  negação às  vacinas, estão bem no centro destas posturas.

Não obstante tudo isto, torna-se fundamental e crucial que valorizemos o talento, a dedicação, o bem-feito, características estas presentes em mais esta geração de Membros Afiliados da Regional de São Paulo, da Academia.

Temos convicção de que, não só a retomada do desenvolvimento brasileiro, mas também sua sustentação dependerão, cada vez mais, da excelência de quadros científicos, tecnológicos, educacionais, que precisam ser explicitados, apoiados e financiados. Este sentimento impulsiona a Academia a promover, continuadamente, a entrada de jovens e brilhantes pesquisadores em suas fileiras.

A categoria  Membros Afiliados as ABC visa, portanto, identificar jovens pesquisadores de suas 06 Regionais que cobrem todo o país. São até 05 pesquisadores com menos de 40 anos escolhidos, todo ano, em cada Regional, através de processos altamente competitivos, após a indicação do Membros Titulares. Uma vez diplomados, permanecem durante cinco anos nesta categoria, participando da vida da Academia, em suas mais diferentes atividades e momentos.

Hoje temos a oportunidade de celebrar e festejar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação, aqui representadas pelos novos Membros Afiliados da Academia Brasileira de Ciências, Regional São Paulo.

Por fim, queremos consignar nosso reconhecimento e apreço ao  Reitor da Universidade de São Paulo, Prof. Vahan, ao Pró-Reitor da Universidade, ao Prof. Canuto, a toda a equipe da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, a equipe da Academia Brasileira de Ciências, na pessoa do Sr. Fernando Veríssimo, que contribuíram, sobremaneira, para que este evento pudesse ser concretizado, neste maravilhoso, privilegiado e  emblemático locus.

Desejamos a todos um excelente Simpósio!

Muito obrigado.