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EDITORIAIS
Quatro anos do LQES Website e do Boletim Eletrônico LQES NEWS. A experiência está em curso... Um dos maravilhosos aspectos da Internet é exatamente aquele relacionado com a imprevisibilidade: temos idéia de onde as coisas começam, pois, de algum modo, temos em mãos o início do processo, mas... nunca sabemos onde elas terminam. Os caminhos são vários.Tal situação tem muito de semelhante às características básicas dos chamados "sistemas complexos". Há quatro anos, iniciamos um trabalho de divulgação científica através de dois "veículos" complementares: o LQES Website e o Boletim Eletrônico LQES NEWS. Este último, fiel à sua concepção inicial, foi gerado segundo a perspectiva de não só dar visibilidade ao conteúdo do LQES Website, mas também, e principalmente, iniciar um processo de divulgação científica qualificado, feito desde um laboratório que conhece bem as condições de entorno, na medida em que efetivamente atua em desenvolvimento científico, tecnológico e formação de R&H. Com essa idéia sempre presente, as informações veiculadas desde o início das atividades em direção ao alcance de nosso objetivo tiveram sempre, e mais, um cunho informativo, formativo, do que propriamente jornalístico. Talvez tenha sido essa a grande diferença do LQES Website e do Boletim Eletrônico LQES NEWS. Isso, de certa forma, criou um diferencial que permitiu que o Boletim conte hoje com 642 aderentes que recebem, rigorosamente, a cada quinzena, notícias de ciência, tecnologia e inovação, abordando os mais diferentes aspectos: nanotecnologias, materiais, saúde, fármacos, energia, meio ambiente, política científica, entre outros. Além destes tópicos, que têm temporalidade definida, o Boletim Eletrônico LQES NEWS "notifica" todas as modificações/acrécimos /novidades efetuados no LQES Website em suas diferentes rubricas: LQES Responde, Vivência LQES, Em Pauta, Publicações do LQES, LQES Index, Monografias LQES, Bibliotecas LQES, para citar apenas algumas. No momento em que completamos 4 (quatro) anos, várias reflexões têm-nos feito trabalhar na direção de facilidades que permitam, a um maior número de pessoas, acesso a um conteúdo bastante significativo de informações validadas que se encontram no LQES Website. Nada disso poderia ter acontecido se não tivéssemos uma equipe absolutamente concertada, harmoniosa, comandada pela Managing Editor, que criou os padrões de linguagem desenvolvidos no LQES Website e, principalmente, no Boletim Eletrônico LQES NEWS, os quais se constituem, salvo melhor juízo, num dos pontos altos destas iniciativas. Outro aspecto, que acreditamos ser importante ressaltar, uma vez que estamos comemorando 4 anos, é que o LQES Website, já após seu primeiro ano, vem mantendo um número superior a 100.000 acessos/ano. Na faixa compreendida por março de 2004/março de 2005 (um ano, portanto), tivemos a marca de 138 mil acessos, o que fez com que em alguns meses tivéssemos mais de 3.000 acessos/semana! Acreditamos que esses números, tendo voz própria, falem de si, sinalizando com toda clareza as dimensões que esse trabalho assumiu ao longo dos seus 4 anos de existência. E falando, aproveitam para reiterar a enorme responsabilidade que temos. Responsabilidade que é também documentada por vários e-mails e telefonemas que a Editoria recebe: de pessoas que efetivamente aguardam a chegada do Boletim Eletrônico LQES NEWS para se manterem ao corrente de algumas das novidades científicas de tecnologia, de inovação e dos conteúdos formativos sobre os quais têm notícias já no Boletim. Em dado momento, atentos à grande quantidade de informação que o Boletim veicula, criamos a secção denominada Em Foco. Nela são compiladas todas as informações e notícias sobre determinados temas que foram abordados e editados pelo Boletim Eletrônico LQES NEWS. À guisa de exemplo, destacamos, aqui, o tema Nanotecnologia. Além da Biblioteca LQES de Nanotecnologia, que repertoria hoje mais de 120 obras, o LQES Website, nesse momento, é depositário de um dos acervos mais importantes, em Língua Portuguesa, sobre a temática das nanotecnologias. Outro ponto que nos parece extremamente importante comentar nesse momento é aquele relacionado à replicação das notícias veiculadas pelo Boletim Eletrônico LQES NEWS. Temos conhecimento que alguns órgãos de imprensa: outros sites; outros veículos de comunicação eletrônica e mesmo escrita de várias universidades e institutos de pesquisa replicam as informações do LQES Website, o que confere ainda maior abrangência à sua ação. Não podemos nos furtar a mais um comentário - muito gratificante para nós, diga-se de passagem -, o LQES Website, embora totalmente editado em português, ultrapassou as fronteiras brasileiras. Portugal vem comparecendo fielmente com cerca de 5 a 10 por cento das consultas e acessos feitos ao Website. Mas não só Portugal tem comparecido. Faz-nos felizes o fato de Angola, Moçambique, Cabo Verde, países lusófonos, também se apropriarem dos conteúdos, informações, notícias produzidos pelo site. Além desses, vários outros países como Estados Unidos, França, Inglaterra, Espanha e Japão, e vários da América Latina, com destaque para o México, visitam as páginas do LQES Website. Finalizando, queremos registrar nossos agradecimentos mais sinceros a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, fizeram com que esse trabalho efetivamente se mantivesse em curso, graças a seus comentários, críticas e observações, que nos têm permitido construir vários parâmetros dessa iniciativa. Hoje temos menos dúvidas sobre o que representa esta atividade, não só quanto aos aspectos relacionados à divulgação científica de qualidade, validada... mas também sobre a eventual contribuição que estamos dando à sociedade brasileira, contribuição esta que poderá auxiliar estudantes, universitários, profissionais e, sobretudo, o público em geral, no entendimento do papel fundamental e relevante que a Cultura, a Educação, a Ciência, a Tecnologia e a Inovação têm para com a sociedade brasileira de hoje. São muitos os caminhos a guiar as possibilidades para a expansão de consciência, contudo multiplicidade, interação e integração podem ser boas "pedras de toque" para que possamos continuar com a experiência em curso. Oswaldo Luiz Alves |
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