|
EDITORIAIS
Universidade e Conhecimento Novo. Um artigo publicado no site Ensino Superior da Unicamp, na segunda semana de janeiro de 2013, despertou a atenção. A começar por seu título - "Sinal amarelo: o risco da Universidade parar de produzir novo conhecimento" e, na sequência, pelos depoimentos e colocações de vários importantes pesquisadores internacionais. O artigo é assinado por Gabriela Celani, professora da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Em um dos pontos da matéria, deparamo-nos com uma questão de fundo: "Uma recontextualização de conteúdos, resultante das pressões de mercado, da tecnologia e do "instrumentalismo", distancia os currículos universitários da produção de conhecimento novo". Esta questão, e outras de igual quilate, foram debatidas na Conferência Anual da Society for Research into Higher Education (SRHE), realizada em New Port, País de Gales, em meados de dezembro. Estes temas, acreditamos, são de alta relevância, mormente quando se considera o momento que atravessa nosso país, momento este em que se verifica uma expansão do ensino superior público e privado, ligada a uma perspectiva de crescimento econômico, conectado ao amadurecimento de grandes projetos industriais (pré-sal, por exemplo). Este artigo pode ser o ponto de partida necessário para novas - e, de preferência, acaloradas discussões -, por todos aqueles que nutrem preocupações com o papel e o futuro da universidade. Acesse o artigo completo, clicando aqui. Boa leitura! |
© 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br
sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco