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Cortes de verbas em CT&I e Educação : graves consequências !


Todas as vezes que a situação econômica do Brasil passa por dificuldades o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e, consequentemente, todo o sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação sofre importantes cortes de verbas, inaugurando uma nova era de incertezas. Há algum tempo o país não passava por tal situação.

Hoje, os pesquisadores há mais tempo no sistema relembram - tentando colocar em prática -, suas estratégias de sobrevivência, enquanto os mais novos vivem seus primeiros momentos de insegurança. Tais oscilações nunca foram benéficas às atividades de ciência, tecnologia e inovação nacionais. Conseguem, no limite, não apenas determinar a quebra do entusiasmo, mas também fazem com que programas e projetos, laboriosamente concebidos, comecem a ser interrompidos ou deixem de ser concluídos dentro de sua proposta inicial. Em muitos casos, as perdas e prejuízos são i-nes-ti-má-veis, podendo vir a comprometer anos e anos de trabalho, com impacto sobre o desenvolvimento nacional.

Apesar da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Sociedades Científicas e vários pesquisadores de relevância nacional e internacional terem demonstrado sua preocupação com esta situação, enviando cartas e manifestos à Presidência da República e aos ministérios afeitos à questão de C, T, I e Educação, o quadro não vem apresentando sintomas reais em direção à melhora.

É importante que a comunidade científica se dê - efetivamente -, conta desta conjuntura, usando todo seu poder de convencimento para fazer com que tal situação não fique circunscrita aos muros acadêmicos. A sociedade brasileira em geral necessita ser bem informada sobre a relevância destes problemas, sobretudo suas consequências para o futuro do país, que depende da pesquisa científica e tecnológica de qualidade para tornar nossas empresas competitivas e inovadoras abrindo, assim, as possibilidades para a geração de novos empregos.

Têm sido publicados muitos artigos e manifestos sobre esta questão. Julgamos importantíssimo não só apenas o conhecimento dos mesmos, como também a realização de importantes reflexões ensejadas por sua leitura, que levem, sobretudo, à concretização de ações em defesa da C, T, I e Educação nacionais.

Nesta linha o LQES NEWS disponibiliza vários materiais que tratam desta situação que foram recentemente veiculados em diferentes meios de comunicação.

Oswaldo Luiz Alves
Editor Científico


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