Especialista em Física do Estado Sólido, a Professora Traverse trabalhou inicialmente no Centre de Spectrometrie Nucléaire et Spectrometrie de Masse, do CNRS, com feixes de íons visando a preparação de ligas metálicas com propriedades físicas especiais. Em 1994, transferiu-se para o LURE ( Laboratoire d'Utilization de la Radiation Electromagnetique), em Orsay, França, para dedicar-se à técnica de Espectroscopia de Absorção de Raios-X (XAS), tendo como tema o estudo de processos de interação entre íons implantados e átomos da matriz, que ocorrem quando das colisões. No LURE, assumiu várias responsabilidades, inclusive a coordenação da estação D42 (EXAFS).
Tem trabalhado com multicamadas epitaxiais de Fe/Ir, Mn/Ir, Fe/Ce e Fe/CeH2 ; semicondutores II-VI, dopados com metais de transição; fulerenos dopados com Fe; processos de oxidação anódica do Ti; cerâmicas de nitretos ou óxidos, tratadas com feixes de íons; propriedades ópticas do LiNbO3, implantados com Er3+ ou Eu3+; propriedades do SnO2, implantados com Pt e processos de precipitação no UO2 pela implantação de gases nobres, Cs e Mo.
O LQES mantém colaboração científica com a Profa. Traverse desde 1995, quando do início do Projeto "Exafs Study of CdTe1-xSx Semiconductor Glass Composites", com a realização de experimentos no LURE, juntamente com a Dra. Maria do Carmo Martins Alves, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).
Sua visita
A professora Traverse fez duas visitas ao Brasil : em setembro de 1996, quando ministrou o curso "Presentation of FEEF Code", para alunos de pós-graduação de várias universidades paulistas e de outros estados. Tal curso, de caráter teórico-prático, apresentou as amplas possibilidades computacionais existentes para a modelagem e interpretação dos dados de experimentos de EXAFS; em maio de 1998, em sua segunda visita, além da atividadade relativa a colaboração com o LQES, proferiu, no Instituto de Química da UNICAMP, a Conferência "X-Ray Absorption Spectroscopy to Study Metallic Clusters".
|