alunos e alumni

alumni

cadastre-se

ALUMNI

Carla Veríssimo, Doutorado (2003)
email: carla@iqm.unicamp.br

Obtenção de matrizes inorganicas macroporosas via cristais coloidais e sua posterior aplicacao na preparacao de compositos

Resumo

Este trabalho reporta a obtenção de materiais inorgânicos macroporosos. Dadas tais perspectivas, dois métodos de preparação envolvendo cristais coloidais foram estudados. O primeiro, denominado modelagem via emulsão, lança mão de gotículas de um líquido, possuindo estreita distribuição de tamanho, suspendidas em um outro líquido imiscível, como molde na obtenção dos poros, de modo que o sólido desejado é obtido através de um processo sol-gel. O segundo, denominado modelagem via látex, emprega esferas de látex como molde da macroporosidade, também associado ao processo sol-gel para a obtenção da matriz inorgânica de interesse.

A partir de ambos os métodos foram preparados diferentes óxidos metálicos (TiO2, SiO2 e ZrO2) e após tratamento térmico adequado foram observados sólidos macroporosos, cujos macroporos refletiram a auto-organização tanto das gotículas da emulsão quanto das esferas de látex.

Em seguida, este trabalho envolveu a obtenção de compósitos constituídos a partir da formação de partículas semicondutoras de CdS sobre as matrizes inorgânicas macroporosas através de diferentes rotas experimentais.

Os materiais obtidos foram caracterizados pelas técnicas de difração de raios X, espectroscopias infravermelho com transformada de Fourier, Raman e UV-Vis, microscopias óptica e eletrônica de varredura, entre outras.

[FAPESP]