alunos e alumni

alumni

cadastre-se

ALUMNI

Francisco Manoel dos Santos Garrido, Doutorado (1995)
email: chico@iq.ufrj.br

Efeito da reatividade de precursores na síntese de fosfatos com estrutura Nasicon

Resumo

Neste trabalho foram preparados fosfatos, com estrutura tipo Nasicon, utilizando-se os seguintes métodos de síntese:

1. Método Cerâmico Tradicional;
  2. Método de Reação com o Xerogel de Fosfato de Zircônio;
  3. Método de Reação com Fosfatos Lamelares;
  4. Método Sol-Gel.

No decorrer do estudo abordaram-se, em particular, aspectos relacionados à reatividade de precursores. As técnicas de DRX e IV foram utilizadas tanto no acompanhamento das etapas de síntese, com o objetivo de identificar as fases presentes em cada uma, quanto na discussão de aspectos estruturais e estequiométricos da família em questão. Na análise destes dois últimos pontos utilizou-se, também, a técnica de RMN (MAS) de 31P.

Foram desenvolvidas novas rotas de síntese (Método de Reação com Fosfatos Lamelares e Método Sol-Gel) para a preparação de fases contendo íons M5+ na sua estrutura. Além disso, foram preparadas fases inéditas, com estequiometrias nominais i) Na0,64Nb0,64Zr1,29(PO4)3   ii) Vo,6Zr1,5(PO4)3   iii) Na1,5Nbo,3Zr1,5(PO4)3 , e, iv) NbZr(P04)3, esta última com estrutura monoclínica.

Por fim, foram feitas medidas, preliminares, do coeficiente de expansão térmica (CET) de corpos cerâmicos, preparados com as fases sintetizadas pelos métodos (a) e (b). Os resultados indicam que as fases (i) e (ii), inéditas, apresentam potencial para serem utilizadas na preparação de cerâmicas com baixos coeficientes de expansão térmica.

[CNPq, CAPES-PICD]