alunos e alumni

alumni

cadastre-se

ALUMNI

Larissa Otubo, Mestrado (2003)
email: lotubo@iqm.unicamp.br

Preparação e caracterização de nanocompósitos organo-inorgânicos de óxido de manganês e materiais poliméricos

Resumo

Neste trabalho, foram feitos estudos da obtenção de diferentes matrizes porosas de óxido de manganês.

Estes materiais são formados por blocos de MnO6 octaédricos, que compartilham seus vértices e/ou arestas e, de acordo com seu método de síntese, podem levar a formação de diferentes estruturas. As matrizes de óxido de manganês possuem, em seus interstícios, cátions como Na, K, Mg, Cu, Zn, responsáveis pela estabilização da estrutura. Tais cátions possuem efeitos de molde estrutural, determinados pelas condições de síntese. Dentre os polimorfos existentes de óxido de manganês, foram estudados os de estrutura lamelar, birnessita e buserita, e os de estrutura de canais unidimensionais, holandita e todorokita.

Dentre os estudos realizados sobre a obtenção das matrizes, foram feitos acompanhamentos da evolução estrutural durante sua formação e reações de troca iônica, que possibilitaram uma maior compreensão do comportamente do sistema. Foram feitas reações de inclusão ou intercalação de poli(óxido de etileno) no interior das matrizes de óxido de manganês, dada a afinidade dos grupamentos éter do PEO por metais alcalinos como Na e o K, assim como outros cátions presentes no interior das matrizes. Foram utilizados dois métodos, um em solução de PEO e outro via a utilização direta de PEO fundido.

Os materiais obtidos foram caracterizados pelas técnicas de difração de raios X, espectroscopia infravermelho com transformada de Fourier, Raman, análises térmicas, microscopia eletrônica de varredura. Confirmou-se, de acordo com os resultados obtidos, a preparação de materiais híbridos com propriedades distintas com relação às matrizes originais.

Para ter acesso a versão completa, clique aqui.

[CNPq]