sobre o lqes

fale conosco

DICAS DE COMO CONSTRUIR UMA BOA BUSCA

Como fazer a pesquisa?
Todos os sites de busca na Internet mostram uma janela semelhante a que utilizamos no site do LQES. Nesta janela você deve escrever o tema (palavra chave) do assunto pelo qual procura.

Algumas dicas a seguir:
Dica 1: Escolha palavras específicas como base para a busca. Palavras muito genéricas vão gerar um grande número de respostas (links), o que aumentará o tempo de depuração da informação.

Dica 2: Precisando, use mais de uma palavra na sua procura. Assim sua pesquisa ficará ainda mais específica e os resultados serão melhores.

Dica 3: Quando usar mais de uma palavra como base para a pesquisa, utilize aspas duplas antes da primeira palavra e depois da última palavra especificada para a busca. Desta forma, o site de busca entendará que você quer informações que contenham todas as palavras contidas entre as aspas, na exata sequência em que as palavras aparecem. Obs: em alguns sites de busca as aspas duplas não são aceitas.

Dica 4: Quando usar mais de uma palavra e for indiferente a sequência das palavras, utilize o sinal de "+" antes de cada uma das palavras que deseja ver nos resultados da busca. Obs: novamente, este recurso está disponível somente para alguns sites de busca (p. exemplo: Altavista - www.av.com)

Dica 5: Quando usar mais de uma palavra e for indiferente a sequência das palavras, utilize o sinal de "+" antes de cada uma das palavras que não deseja ver nos resultados da busca. Obs: novamente, este recurso está disponível somente para alguns sites de busca (p. exemplo: Altavista - www.av.com).

Dica 6: Praticamente todos sites de busca tem os recursos de pesquisa avançada e ajuda (help). Consulte-os sempre.

Dica 7: Existe muito mais conteúdo (informações) na Internet em inglês do que em português. Isso é consequência da história da Internet (tudo começou nos Estados Unidos) e do grande percentual de internautas norte-americanos. Para ter idéia, 57% da população online hoje fala inglês - e apenas uma pequena porcentagem fala português. Portanto, você provavelmente terá resultados de pesquisas mais abrangentes se utilizar palavras em inglês como base. Quem lê e escreve em inglês ainda leva vantagem na Internet de hoje.

Dica 8: Pesquise muito. Pesquisas são uma grande maneira de você ampliar os seus conhecimentos.